8.22.2010

Quanto mais jovens as folhas, mais saudável a salada




As folhas que ainda não concluíram o processo de crescimento têm uma quantidade maior de vitaminas, minerais e carotenoides
Comer salada não é garantia de uma alimentação realmente saudável. É preciso escolher com cuidado os componentes. As folhas verdes, por exemplo, exigem atenção especial. Quanto mais jovens elas forem, mais nutritivo será o seu prato.

Essa é a dica do especialista inglês em alimentação, Steve Rothwell. Segundo ele, as folhas que ainda não concluíram o processo de crescimento têm uma quantidade maior de vitaminas, minerais e carotenoides - substâncias que ajudam as plantas a transformar luz em energia. O beta-caroteno é fonte de vitamina A, importante para a pele e a visão, e os carotenoides ajudam a manter a saúde dos olhos. E as folhas expostas à luz são as que contém as maiores quantidades dessas substâncias.

De acordo com Rothwell, as folhas mais jovens são mais nutritivas porque todas as folhas ficam expostas ao sol durante o crescimento, além de serem mais saborosas. Assim, ao montar uma salada, a pessoa deveria optar por brotos de ervilha, que apresentam sete vezes mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C tem um papel importante na formação dos vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos, ajuda na absorção do ferro presente no alimento, auxilia o sistema imunológico e é antioxidante. Os brotos de ervilha têm, também, quatro vezes mais vitamina A do que os tomates - ricos em ácido fólico, que ajuda a produzir células e sangue saudáveis além de ser essencial durante a gravidez.

Espinafre - Outra folha que não deveria faltar em um prato saudável, conforme o especialista é o espinafre, que também têm uma grande quantidade de ácido fólico e vitaminas A, C, E e K, que ajudam na coagulação do sangue e mantém os ossos resistentes. Ele também é fonte de ferro, magnésio, potássio e cálcio. "O espinafre adulto é mais duro, amargo e precisa ser cozido, o que pode reduzir os valores nutricionais. É aí que entra a folha jovem de espinafre. Elas são tenras e têm gosto mais leve, para serem consumidas cruas", destaca.

Rothwell salienta ainda que todos os tipos de alface apresentam boas quantidades de vitamina A, C e K, e outros antioxidantes. Agrião e rúcula têm propriedades anti-cancerígenas, mas o primeiro é melhor fonte de vitaminas C, B, K e E, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco, além de ter "mais cálcio do que leite", completou o especialista.
Veja

Nenhum comentário: