8.27.2010

Mente controla braço biônico



Prótese se mexe com ordens do cérebro, como um membro natural
Uma invenção que parece ter saído de um seriado de ficção foi divulgada esta semana: uma nova prótese de braço que se movimenta com comandos cerebrais, como se fosse um membro natural. Para conseguir a façanha, cientistas alemães utilizam a técnica da ‘reenervação muscular seletiva’: nervos do braço amputado que restaram no corpo são usados para mexer a prótese.

O paciente que sofreu amputação passa por cirurgia que liga estes nervos à musculatura peitoral. Em seguida, ocorre o processo de ‘reenervação’, que dura vários meses: os nervos crescem e se adaptam ao músculo. Este, por sua vez, receberá as informações do cérebro. Eletrodos transmitem os dados a um computador dentro da prótese, que finalmente poderá se mexer.

DOIS PACIENTES JÁ USAM

A prótese está sendo testado em dois pacientes, nos EUA e na Áustria. Segundo a empresa que desenvolve a tecnologia, a Otto Bock, da Alemanha, poderão ser criados protótipos de outras partes do corpo. De acordo com porta-vozes da empresa, a técnica pode ser usada em quaisquer pacientes, mas os mais jovens podem responder melhor. O tratamento tem alto custo.

Cerca de 45 mil brasileiros por ano precisam colocar próteses, fazer ajustes nas que já utilizam ou, ainda, andar de muletas e cadeiras de rodas. A maior parte das amputações é de pernas, principalmente em decorrência de diabetes e de acidentes de trânsito.
O dia

Nenhum comentário: