8.22.2010

Gestão do Envelhecimento

 
Cuidar da saúde envolve conhecimento e consciência corporal, com abordagem médica individualizada, focada no indivíduo, não na doença. Trata-se da seleção pelo médico e incorporação pelo indivíduo de tudo o que existe de cientificamente comprovado e que pode ser utilizado para a manutenção da saúde, energia, vitalidade.

As intervenções corrigem vias catabólicas e degenerativas próprias do envelhecimento e que são aceleradas pelo estilo de vida e meio-ambiente. Mantendo metabolismo e nutrição celular adequados, prevenimos efetivamente que a doença se estabeleça, evitando os medicamentos e seus efeitos adversos.

Reposição Hormonal e Modulação Hormonal são conceitos diferentes.
Na prática, também são diferentes:

Reposição é o ato ou efeito de pôr de novo; restituição.
Tradicionalmente, repomos vários hormônios: insulina (pâncreas), estrogênio e progesterona (ovários) e tiroxina (tireóide) . Isso é feito em situações de doença. Repõe-se hormônios que seriam naturalmente produzidos após a glândula esgotar sua capacidade.
O pneu já está desgastado, existe um furo (doença), isso é visível, interfere no funcionamento do carro. Você precisa enchê-lo de ar novamente.

Modulação é o processo de variação algum parâmetro, que interfere nas características de um sinal que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
Vários hormônios e neurotransmissores vão ficando escassos devido ao envelhecimento celular, hábitos de vida, problemas de saúde, estresse e sedentarismo.
A proposta da Modulação Hormonal é equilibrar naturalmente essas deficiências, utilizando suplementos de alto valor biológico e naturais, oferecendo além do equilíbrio glandular, uma ampla função corretora que visa o rejuvenescimento e prevenção do envelhecimento independente da idade e sexo do paciente.
O pneu está perdendo ar, mas o carro ainda anda bem. Você calibra, ajusta a pressão de todos os pneus, evita o desgaste e prolonga a vida útil.

O que são Hormônios Bioidênticos?

Hormônios são mensageiros químicos, que controlam todo o processo de renovação, reparo e síntese de proteínas no organismo humano
 
Bioidênticos têm estrutura molecular idêntica aos hormônios produzidos pelo organismo humano.

São idênticos e não apenas equivalentes.
 
Qual a importância disso?

- hormônios ativam receptores como estruturas chave-fechadura. Chaves um pouco diferentes podem funcionar, mas com efeitos adversos que já conhecemos.

- bioidênticos podem ser manejados com individualização de dose.

A proposta é modular, equilibrar. Por isso é comum utilizarmos doses menores que as utilizadas para reposição Hormonal.

Modulação Hormonal criteriosa e monitorada é uma das chaves para o envelhecimento digno, ativo e saudável.

Você sabia que mamografia anual não previne que você tenha câncer de mama?
Você sabia que seus exames de próstata (toque, PSA) não previnem o desenvolvimento de câncer nessa região?
Ambos visam a detecção precoce de câncer, mas não impedem que você desenvolva a doença.

Colonoscopia pode prevenir câncer de intestino grosso.
Exames ginecológicos (Papanicolaou) podem prevenir câncer de colo uterino.
Esses exames são feitos com a intenção de detectar lesões pré-câncer, possibilitar a remoção dessas lesões e isso seria um tipo de prevenção, se encontrarmos alterações iniciais.

Mas o que afinal, seria prevenção?
Prevenir doenças crônico-degenerativas é possível. Mas trata de cuidar do corpo antes que a lesão se instale. Envolve mudanças comportamentais, cuidado com o ambiente, a alimentação equlibrada, quebra de condicionamentos. Envolve manejo do Stress: desde o stress oxidativo (celular) até o stress psíquico, que se manifesta como stress somático. Trata-se de cuidar do Meio, da Matriz que banha a célula e da manutenção de cada célula saudável.
Esse é um passo preventivo.

Font: Rio Shape

Nenhum comentário: