9.17.2010

Arrotos.


Hoje em dia, o arroto é considerado um ato feio, de rebeldia ou até falta de educação. Mas em outros lugares e épocas o arroto poderia ser considerado um sinal de satisfação com a comida e um jeito de agradecer o cozinheiro! Ato grosseiro ou não, temos que admitir que arrotar traz um certo alívio. Existem pessoas que arrotam sempre, outras só de vez enquando... Ainda há aqueles que “forçam” um arroto por provocação ou por pura diversão.

Por incrível que pareça, não é difícil encontrar um “concurso de arroto” por aí. Por exemplo, o que para muitos pode parecer nojento, para Paul Hunn é motivo de orgulho. O inglês é o recordista mundial de arroto barulhento. Paul, que já conseguiu dar um arroto de 110 decibéis, garante que não faz isso em público e dá a receita para quem deseja ser como ele: “inspiro um pouco de ar, seguro no estômago e, quando sinto que ele quer sair, dou uma força”. Para se ter uma ideia, uma buzina de automóvel faz um ruído de 110 decibéis...

Para pessoas comuns, no entanto, essa maneira de liberar certos gases pode parecer um mistério. Mas não é, afinal toda mamãe faz questão de fazer seu bebê arrotar e ainda fica muito feliz quando isso acontece. Então, o que é o arroto? E por que arrotamos?

O arroto – nome popular para eructação – é uma manifestação natural do organismo, pois é um jeito que ele encontra para liberar o excesso de ar e outros gases que mandamos para o estômago. Ele é eliminado pela boca, frequentemente vem acompanhado de um som característico e, às vezes, de um odor malcheiroso. O arroto é tipicamente causado pela ingestão de ar ou gases, e isso ocorre quando você come ou bebe muito rápido, masca chiclete, fala com a boca seca, fuma, esta com o nariz entupido, dorme de boca aberta ou toma bebidas que têm dióxido de carbono em sua composição, como cerveja, refrigerante ou espumantes.

Apesar de a maior parte do ar engolido ser absorvida pelo organismo, há uma pequena quantidade que não é. E isso causa uma pressão no estômago que precisa ser eliminada. É então que surge o arroto. Quando arrotamos, o ar sobe do estômago e faz vibrar a válvula que fica entre o esôfago e a boca. Depois, o barulho é amplificado pela garganta, como se ela fosse a caixa acústica de um violão. O arroto pode não ser lá muito conveniente, mas é importante, principalmente para os bebês – com um sistema digestivo ainda pouco experiente, eles precisam de uma mãozinha para arrotar, pois o gás acumulado pode causar cólicas e vômitos.

Calcula-se que uma pessoa normal libere de meio a um litro e meio de gases por dia por meio de eructação (arroto) ou flatulência (pum). Contudo, é difícil quantificar o gás eliminado por uma pessoa. Vale saber também que arrotar não costuma representar problema de saúde, mas merece atenção quando acontece mais do que o normal.
Fonte: www.abcdasaude.com.br

Saiba Mais

Arroto (nome vulgar para eructação), freqüentemente acompanhada de som característico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causada, em geral, pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono produzido no estômago.

Embora a maior parte do ar deglutido, quando nos alimentamos ou engolimos saliva, seja absorvida pelo organismo, uma pequena quantidade desses gases precisa ser eliminada.

A eructação não costuma representar problema médico, mas merece atenção quando adquire caráter persistente.

Em diferentes culturas e épocas, arrotar à mesa pode ser sinal de boa ou má educação. Actualente, o arróto pode ser sinal de má educação ou ainda de rebeldia.

Em animais
Muitos outros mamíferos, como bovinos, cães e ovelhas também arrotam. No caso dos ruminantes, o gás expelido é realmente metano produzido como um subproduto do processo digestivo do animal. Organismos anaeróbicos, tais como Escherichia coli (E. coli) e arqueas metanogênicas produzir este efeito. Uma vaca média é pensado para emitem entre 542 litros (se localizado em uma granja) e 600 litros (se em um campo) de metano por dia através de arrotos e expiração, fazendo com que o gado cultivado comercialmente seja um dos principais contribuintes para o efeito estufa. 95% deste gás é emitido através do arroto. Isso levou os cientistas da Comunidade Científica e Industrial Research Organisation de Perth, na Austrália, para desenvolver uma vacina anti-metano para minimizar o metano em arrotos do gado.

Um dos motivos que leva as vacas domesticadas a arrotar tanto, é porque os alimentos com que são muitas vezes alimentadas com que seu sistema digestivo não evoluíram ao processo, como milho e soja. Alguns agricultores têm reduzido arrotos em suas vacas, alimentando-os de alfafa e semente de linhaça, que estão mais próximas das gramíneas que haviam comido no estado selvagem, antes de serem domesticadas.

Em alguns animais, a falta de arrotar com sucesso pode ser fatal. Isto é particularmente comum entre os ruminantes domésticos que têm permissão para gorge no trevo primavera muito rico ou alfafa. A condição, conhecida como bloat é basicamente uma pressão elevada acumulação de gases gástricos e requer tratamento veterinário imediato, geralmente com a inserção de uma mangueira de borracha flexível para o esôfago ou, em casos extremos, a punção do lado do animal com um bisturi para expulsar a construir acima de gás.

Alguns peixes também são conhecidos para eliminar o ar de suas guelras, aqui o arroto é produzido pelo gás que está sendo expulso da bexiga de gás.
Wikipedia

Nenhum comentário: