9.14.2010

Por uma vida mais saudável...e mais longa


Dicas e novidades de saúde e bem-estar para você
Um estudo da Universidade de Cambrigde e do Conselho de Pesquisa Médica de Norfolk (Inglaterra) comprova: ter hábitos saudáveis pode “adicionar” 14 anos de vida a uma pessoa. Fazer exercícios físicos, não fumar nem beber em demasia e comer frutas, verduras e legumes podem ajudar a prolongar os anos de vida.

O levantamento foi feito com mais de 20 mil indivíduos, com idades de 45 a 79 anos, no Reino Unido, entre os anos de 1993 e 2006. Foram pesquisados quatro hábitos relacionados à saúde em pessoas de diferentes classes sociais e até mesmo com índice de massa corpórea (IMC) distintos. Conforme tinham comportamentos saudáveis, os entrevistados iam marcando pontos. Se não fumassem, marcavam um ponto. Se comessem cinco porções de frutas e verduras por dia, mais um. Se fossem fisicamente ativos, mais um. E se bebessem com moderação, entre meia e sete taças de vinho por semana, marcavam outro ponto.

Ao final da observação, os estudiosos concluíram que, quem marcava os quatro pontos, tinha quatro vezes menos chance de morrer do que quem não tinha marcado nenhum. Na comparação, uma pessoa com 60 anos e nenhum ponto corria o mesmo risco de morrer que uma pessoa com 74 anos e quatro pontos.

“O exercício físico melhora a pressão arterial e os níveis glicêmicos, além de aumentar a força muscular e a capacidade aeróbica”, afirma Nelson Carvalhaes, médico responsável pelo Check-Up do Fleury. “Quem não fuma acumula pontos e vive mais porque esse hábito está associado a um risco cardiovascular aumentado, bem como a uma incidência maior de alguns tumores, sobretudo de pulmão, bexiga e laringe, e a doenças pulmonares crônicas”, explica o médico.

Conheça outros cinco hábitos que podem levar a uma vida longa
1. Dormir bem
2. Administrar o estresse
3. Estar em dia com as vacinas
4. Praticar sexo seguro
5. Fazer check-ups com regularidade

Nenhum comentário: