9.14.2010

Brasil pode fazer parte do maior laboratório de ciências da atualidade


Cientistas do Cern celebram o sucesso da experiência com o LHC, próximo à cidade suíça de Genebra
Brasileiros em visita a Genebra farão série de reuniões a partir de amanhã.
Objetivo é discutir acordo com centro responsável pelo colisor de partículas.

O Brasil pode se tornar membro do maior empreendimento científico da história, o acelerador de partículas LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla em inglês). O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), responsável pelo empreendimento, decidiu no final de julho permitir a entrada de países de outros continentes. Caso a associação se confirme, o país poderá participar de licitações do projeto em diversas áreas, até o limite da sua contribuição financeira para os estudos. Há “interesse explícito” de empresas nacionais de desenvolver projetos de alta tecnologia para o Cern, informa Sérgio Novaes, cientista da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Uma das instalações do Grande Colisor de Hádrons (LHC), megatúnel para análise de partículas subatômicas (Foto: Andrew Strickland / cortesia Cern 7-8-2010)Atualmente o conselho do Cern é composto por 20 países-membros (europeus) e 6 países observadores: Índia, Israel, Japão, Rússia, Turquia e Estados Unidos. Além disso, outros 37 países, entre os quais o Brasil, colaboram com as pesquisas. Com a mudança, o Cern passaria a ter países-membros plenos e associados. Os associados podem se tornar plenos no futuro.

O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.
a teoria

O LHC, situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro de 2009 (depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento). Em 30 de março deste ano, o LHC promoveu as primeiras supercolisões de partículas 'de laboratório' da história.

A partir desta quarta-feira (15), uma comissão brasileira em visita a Genebra fará uma série de reuniões para estabelecer os termos do acordo com o centro de pesquisas. A comissão é composta pelo professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e diretor da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Ronald Shellard, por Novaes, da Unesp, e por Ademar Seabra Cruz Júnior, diplomata brasileiro da divisão de Ciência e Tecnologia.

saiba mais

Brasileiros explicam estágio atual dos experimentos no Colisor de Hádrons Entenda a relação da maior máquina do mundo com a origem do Universo Cientistas brasileiros acompanham em SP colisão de prótons do LHC De acordo com Novaes, a associação traz inúmeras vantagens para o país. “O mais importante é que o Brasil passa ter direito de participar das licitações realizadas pelo Cern, em diversas áreas, até o limite da contribuição brasileira. Há o interesse explícito de empresas brasileiras de desenvolver projetos de alta tecnologia para o centro.”

Os países europeus fazem uma contribuição anual para o centro que é proporcional ao seu PIB – para o Brasil, o aporte seria de aproximadamente US$ 100 milhões (R$ 170 milhões). “Evidentemente não é isso que estamos negociando, o valor proposto está em torno de 10% desse valor”, diz Shellard. “Além disso, esse dinheiro que seria investido não viria do orçamento de ciência, ou seja, estaríamos agregando investimento em ciência no Brasil. É preciso ressaltar que estaremos investindo dinheiro em um laboratório que passa a ser nosso também.”


Um dos detectores do LHC
“O tipo de ciência que se faz no Cern requer uma internacionalização enorme. O nosso experimento, por exemplo [CMS, Solenóide compacto de múons], envolve 39 países e 185 universidades, então a internacionalização ocorre de fato em cada um dos experimentos.”Para Novaes, o acordo não beneficiaria apenas o Brasil.

Shellard destaca também a possibilidade de formação de engenheiros brasileiros, a disseminação pelo país da área de física de altas energias, “atualmente restrita a São Paulo e Rio de Janeiro”, e ainda a possibilidade de aproveitar o know-how para aceleradores brasileiros, como o do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Brasil já participa dos quatro principais experimentos realizados no LHC (Atlas, Alice, CMS e LHCb), com cerca de 70 pesquisadores ligados a instituições brasileiras.

Ao final dessa semana, a comissão redigirá um relatório a ser encaminhado para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Para o Brasil fazer parte do centro, é necessária aprovação do Congresso.

Mas os pesquisadores estão animados: “Eu estou muito otimista com o resultado desta semana, porque existe um interesse forte de ambas as partes. Há uma posição positiva do ministro de ciência e tecnologia brasileiro e há um interesse bastante claro do Cern em ampliar a quantidade de países que têm uma relação mais próxima. É muito difícil afirmar que no final dessa semana vamos estar com tudo pronto, mas certamente vamos estabelecer as bases de um possível acordo”, afirma Novaes.

Ana Luiza Serio
G1.com

Nenhum comentário: