9.16.2010

Videogames podem melhorar capacidade de decisão rápida

Quem passa mais tempo jogando videogames melhora sua habilidade de tomar decisões rápidas

Rochester (EUA) - Estudo realizado por cientistas da Universidade de Rochester, Estados Unidos, aponta que videogames podem ajudar na melhora da capacidade de tomar decisões de forma rápida. Jogos de ação são os que mais colaboram na capacitação, aponta o estudo, segundo informações do site LiveScience.

Pesquisas anteriores apontavam que quem joga videogames de ação tem reação mais rápida do que quem não joga. A nova pesquisa comparou as duas classificações de pessoas em situações nas quais decisões rápidas deviam ser tomadas. Os voluntários deveriam ver pontos em uma tela e dizer para qual direção estavam se movendo e o número de pontos indo para cada lado.

Os 11 participantes que jogam costumeiramente videogame foram mais rápidos na percepção do que os 12 voluntários que não jogam videogame sempre. Os cientistas disseram ao LiveScience quem as decisões dos 11 mais velozes foram feitas sem grande dificuldade.

Outro teste foi realizado em um auditório, no qual cada participante recebeu um fone de ouvido e deveria responder rapidamente de qual lado do fone vinha o som escutado. Novamente a melhor participação foi dos jogadores de videogame.

Além destes testes, pessoas que não jogam sempre tiveram que jogar 50 horas de videogame em uma semana. Encerrado o tempo, foi constatado que a habilidade de se tomar decisões rápidas foi aumentada.

Nenhum comentário: