9.14.2010

Olhos nos olhos


Como passar dos anos, a visão também sofre os efeitos do tempo.
Por isso, o acompanhamento oftalmológico é fundamental
Ao chegar à terceira idade, as pessoas costumam ouvir que o mundo passa a ser visto com outros olhos. Mais experientes, homens e mulheres tendem a lidar com a vida de uma forma diferente, levando tudo com mais sabedoria e harmonia. Mas o ditado que se aplica ao comportamento humano também é verdadeiro quando o assunto é a saúde dos olhos. Com o passar dos anos, algumas estruturas dos olhos sofrem os efeitos do tempo, da mesma forma que outras partes do corpo, esclarece a oftalmologista Virgínia Torres, médica da área de Oftalmologia do Fleury e do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Então, não há como evitar os óculos de perto, assim como outros problemas que têm sido freqüentes na população mundial por conta do aumento da expectativa de vida, como é o caso da catarata e da degeneração macular. “Essas condições são mesmo uma conseqüência natural do envelhecimento”, defende Virgínia. “É quase como o surgimento de cabelos brancos”, continua.

Caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino – a lente natural que usamos para focar as imagens –, a catarata afeta 80% da população com mais de 80 anos no Brasil. “Há quem diga que isso seja um mecanismo de defesa do cristalino, que se tornaria opaco para proteger a retina”, observa a médica.

Quanto mais a vida se prolonga, maior também é a chance de a mácula, responsável pela visão central, ficar comprometida pela incapacidade dos olhos de acabar com os resíduos resultantes do metabolismo de suas células – os famosos radicais livres. “Um estudo feito em uma população de pacientes com mais de 100 anos demonstrou que 100% dessas pessoas apresentavam degeneração macular”, conta a oftalmologista.

Mas não dá para esperar a idade chegar sem tomar nenhuma medida. Segundo Virgínia, é fundamental visitar um oftalmologista periodicamente a partir dos 45 anos. “O exame oftalmológico periódico é importante para identificar sinais de desgaste nas estruturas dos olhos e intervir neles enquanto é tempo.”

A avaliação ainda serve para medir a pressão intra-ocular, outra providência importante para a saúde dos olhos na maturidade. “A elevação da pressão pode lesar os nervos ópticos de forma irreparável se não for tratada e controlada”, explica Virgínia. É o que acontece no glaucoma, que, apesar de ser mais freqüente com o passar dos anos, está também associado a uma tendência familiar e, de modo característico, não provoca sintomas.

Em síntese, só é possível minimizar os efeitos do envelhecimento sobre a visão com a ajuda de um profissional, no momento certo. Contudo, essa recomendação não nos dispensa de cuidar bem dos olhos nas primeiras décadas de vida. A oftalmologista do Fleury esclarece, a seguir, o que funciona de fato e o que fica apenas no terreno do mito.

De olho na prevenção
Vitaminas
A administração de vitaminas e antioxidantes é adotada como medida preventiva contra o aumento da degeneração macular em pessoas que já têm algum sinal dessa condição. No entanto, não há nenhuma pesquisa que comprove a utilidade das vitaminas para evitar o surgimento de outras doenças oculares.

Alimentação
Estudos demonstram que a luteína e a zeaxantina, dois nutrientes provenientes da alimentação, parecem contribuir para a prevenção da doença degenerativa da mácula. Essas substâncias estão presentes em alimentos como espinafre, couve, milho, gema de ovo e frutas amarelas.

Microcomputador
A presbiopia não chega mais cedo por conta do uso freqüente do computador. Quem passa muito tempo diante da tela do micro está apenas mais sujeito a sentir os olhos mais irritados e ressecados, em vista da falta do movimento de piscar, que limpa e lubrifica os olhos.

Óculos escuros
Os óculos de sol ajudam a prevenir certos tumores que acometem a superfície ocular, desde que tenham lentes UVA. Além disso, contribuem para evitar o efeito oxidante dos raios ultravioleta sobre as células dos olhos, que aceleram o processo de renovação celular e, por conseqüência, aumentam a produção de radicais livres – os vilões da degeneração macular.

Cigarro
Tudo indica que o tabagismo seja prejudicial para a visão, pela mesma razão que o sol: o efeito oxidante.

Nenhum comentário: