9.14.2010

Muito além da beleza




Diante do espelho, a maquiagem parece perfeita. Rímel, sombra, delineador, batom – todos os tons combinando e nada borrado. Mas será que o ritual diário de beleza não esconde alguns problemas?

De acordo com estudo realizado pelo College of Optometrists, do Reino Unido, quase dois terços das mulheres afirmaram usar a mesma maquiagem para os olhos por mais de dois anos. Das entrevistadas, 25% confessaram usar o mesmo produto por mais de quatro anos. Isso não significa que essas mulheres são fiéis a uma determinada marca, mas sim que estavam usando produtos velhos ou, até mesmo, vencidos.

O levantamento foi feito com 2.432 britânicas, com mais de 16 anos de idade. Quase a metade das pesquisadas relatou sentir coceira nos olhos. O principal perigo desse tipo de comportamento é a possibilidade de desenvolver irritações na pele e até mesmo infecções, uma vez que os produtos malconservados podem se contaminar com fungos e bactérias. “É justamente por isso que os produtos têm data de validade.

Após um determinado período, as substâncias químicas contidas naquela embalagem podem apresentar alterações imprevisíveis”, afirma Aline Donati, dermatologista do Fleury. “Dentre as diversas regiões da face, as pálpebras e os lábios são as áreas mais sensíveis”, diz.

Portanto, produtos como rímel, sombras, delineadores e batons são os que trazem os maiores riscos se estiverem fora do prazo de validade. Para conservar os produtos de beleza, siga as recomendações do fabricante. Geralmente, a orientação é manter o produto fechado, em local fresco e ao abrigo da luz.

Nenhum comentário: