9.14.2010

Elixires da beleza

A indústria de alimentos lança suplementos que prometem tornar as pessoas mais bonitas
Até pouco tempo atrás, os cremes de beleza eram a principal arma contra o envelhecimento da pele. Eles supostamente protegem dos raios do sol, abastecem as células de substâncias antioxidantes e dão vitaminas essenciais para combater os radicais livres. Recentemente, porém, a beleza passou a estar associada à boa alimentação. Logo, fabricantes de iogurtes, barras de cereais, chocolates e até sucos passaram a incluir em seus produtos as mesmas vitaminas e antioxidantes dos cremes para o rosto.

O empresário americano Scott-Vincent Borba, do ramo de cosméticos, foi um dos primeiros a colocar na água “substâncias que vão ajudar a cuidar da pele das mulheres”. Foi em 2004. A moda desse tipo de beberagem é mundial e já movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano.

No Brasil, ainda há poucas opções. A mais conhecida é uma bebida chamada Beauty Drink, uma água com sabor que contém vitaminas antioxidantes. Ela disputa espaço nas prateleiras com sucos naturais, isotônicos e refrigerantes de baixa caloria. A embalagem colorida com aspecto de creme de rosto se destaca entre as demais – e custa até três vezes mais (R$ 8, no site). O pó que contém o sabor e as alegadas vitaminas fica preso à tampa e só se mistura com o líquido quando a embalagem é aberta.

Atrevidamente, o Beauty Drink promete hidratar corpo e alma. Frases como “Para alegrar a vida” e “Para ser jovem todo dia” aparecem na embalagem, vinculadas aos sabores e às supostas funções de cada um dos componentes do produto. Pode-se deduzir que a alegria prometida virá da taurina, ingrediente ativo das bebidas energéticas, presente em quantidade não declarada em todos os sabores do Beauty Drink. Por causa dela, o produto não deve ser consumido com bebida alcoólica nem por crianças.

Mas e o tal efeito embelezador? O apelo do Beauty Drink vem de uma poderosa combinação de vitaminas associadas à saúde da pele. Essa aglomeração não existe em alimentos naturais. O sabor tangerina com acerola e guaraná tem cálcio, zinco e selênio. Parece muito? Pois há, ainda, vitaminas A, E, C, B2, B3, B6 e B12 em quantidades elevadas. Em alguns casos, as doses suprem 100% das necessidades diárias. A promessa é que essa concentração tornará as pessoas mais bonitas.

Para médicos e nutricionistas, uma alimentação balanceada é capaz, sozinha, de resolver as necessidades do corpo – e manter a pele saudável. “Os suplementos não são necessários, mas tampouco são contraindicados”, diz a médica nutróloga Marcella Duarte. Para evitar rugas, ela afirma, o cuidado com a alimentação e com a pele tem de ser diário. E de longo prazo. As vitaminas que são importantes para a pele podem ser encontradas em vários tipos de alimento. Nos laticínios, nos grãos, na carne vermelha, nos ovos, no peixe, nas frutas e nos vegetais. É mais difícil obtê-las de uma alimentação equilibrada do que de um frasco de vitaminas. Mas a experiência sugere que esse ainda é o melhor jeito.

os nutrientes que entram no corpo vão nutrir a pele...
Uma pele jovial e saudável está ao nosso alcance, desde que estejamos dispostos a seguir uma alimentação saudável, ter atividade física regular, evitar o estresse e hidratar a pele. Os alimentos trazem benefícios, os nutrientes que entram no corpo vão nutrir a pele, por isso a reposição por meio de uma alimentação saudável conta bastante. Ao se alimentar adequadamente essas substâncias serão disponibilizadas, as células da pele as absorverão. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais jovial. O consumo habitual e moderado de alguns nutrientes e fitonutrientes mantem a jovialidade da pele. Uma alimentação correta permite a nutrição adequada dos tecidos, tornando-os saudáveis dentro e fora. O fato de certos nutrientes e fitonutrientes ajudarem no tratamento e prevenção das doenças não significa que seu uso em suplementos ajudem também na beleza da pele, mas alguns nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável. Já se sabe que uma dieta equilibrada é peça-chave para a manutenção da saúde e jovialidade da pele. Independente dos fatores genéticos e das peculiaridades físicas de cada pessoa , a tendência atual da nutrição baseada na utilização de alimentos enriquecidos de vitaminas, minerais, flavonóides, proteínas vegetais, ácidos orgânicos, fitosteróis, polifenóis, oligossacarídeos e os peptídeos com o objetivo de suplementar a alimentação da pele. ****Não basta umas vitamininhas existe outras substâncias mais nobres.

Panacéia...
Mais um elixir para curar todos os males.. E o pior: vai vender muito. (Mas ninguém destacou os efeitos colaterais). Suplemento alimentar é para quem é desnutrido, tem carência vitamînica. O restante é adquirido na alimentação, salvo sob orientação MÉDICA, ou de Nutricionista.

elixires, poções, pílula e outras coisitas mais

Infelizmente, algumas empresas do seguimento da beleza aproveitam da ignorância do consumidor e com absoluta falta de seriedade criam "elixires, poções e pílula da beleza" que convence pessoas desinformadas que pode melhorar a sua aparência tomando uma pílula, água e outras coisitas mais, etc. Nunca é demais repetir - a biologia é biologia, é o que os pesquisadores, e ou desenvolvedores dessas empresas parecem ignorar, esquecendo o papel da saúde global da pele que precisa ser considerado. A combinação de alguns fitonutrientes, se forem escolhidos e usados de forma adequada desempenha um papel muito importante, tem benefícios reais à saúde e também para a jovialidade da pele. Há fatores que afetam a pele e encurtam a sua vida útil. Ao controlar essas condições já se propicia um aumento da expectativa de vitalidade da pele. Eu tive pessoa na família que chegou aos 90 anos sem rugas, sem machas senis e com uma pele firme. Quando lhe perguntavam o segredo, ela respondia é preciso repor na pele aquilo que, com o tempo o organismo deixou de produzir, fazia uma ginástica facial, massageava a pele, evitava e se protegia dos agentes agressores e teve hábito saudável.
ÉPOCA

Nenhum comentário: