9.13.2010

Ginástica cerebral

Método científico, desenvolvido na Universidade da Califórnia, pelo PhD Dr. Dennison e sua equipe de especialistas, desde 1960, constituído por 32 exercícios simples e práticos que qualquer pessoa, de qualquer idade, consegue fazer para aumentar a sua capacidade de memória, concentração, aprendizado, criatividade, auto-estima, etc – crianças praticam na escola para melhorar a nota, adolescentes que vão prestar vestibular para não dar branco na hora da prova, adultos em seu ambiente de trabalho, para aumentar a produtividade e eliminar o stress, idosos no sofá de casa para prevenir Mal de Parkinson e de Alzheimer.

Supõe-se que Einstein, um verdadeiro gênio, tenha, no máximo, utilizado 10% da sua capacidade. Uma pessoa comum utiliza em média 3 a 4 %. Mas essa marca pode ser aumentada. O cérebro, nosso órgão mais importante, funciona como qualquer músculo, quando estimulado, cresce, desenvolve. Ao contrário, largado, abandonado, encolhe e atrofia. Este é o princípio da GINÁSTICA CEREBRAL. Assim, como se vai a uma academia para exercitar o corpo, pode-se exercitar o cérebro. Existe um livro ilustrado, já publicado em português pela Século XXI Editora de Porto Alegre, que apresenta estes 32 exercícios, cada um com um propósito: dificuldade de leitura, matemática, português, aprender idiomas, preguiça, auto-estima, dificuldade de aprendizado, memória, concentração, medo de dirigir, troca de letras, etc. O cérebro é absoluto e compartimentalizado. Assim, cada exercício tem a sua aplicação.

Para facilitar, 7 exercícios principais são destacados para compor um cérebro ideal, a SUPERMENTE:
Positiva, Ativa, Clara e Energética.
Como o tempo médio de cada exercício é de 1 minuto, pela manhã, ao acordar, em vez de pegar no tranco, é possível dar a partida instantânea no cérebro, em apenas 7 minutos, praticando o AQUECIMENTO CEREBRAL DE 7 MINUTOS, para um dia de sucesso no trabalho, estudos e na vida pessoal.

www.ginasticacerebral.com.br

Ginástica Cerebral
A palavra ginástica nos remete, de imediato, a esforço físico, música alta, muito suor e dores musculares. Entretanto, o exercício mental ou ginástica cerebral está longe disso. É um tipo de atividade física para pessoas de todas as idades e que, com poucos minutos diários de prática, é possível melhorias físicas baseadas nas ginásticas mentais. Gera bem-estar que os adeptos acreditam durar por muitas horas. Especialistas crêem na função terapêutica do método, que tem como princípio básico a estimulação dos dois hemisférios cerebrais.

Existem duas correntes importantes que defendem a prática de exercícios de estimulação cerebral, a Neuróbica e a Brain Gym Ginástica Cerebral.

Exercícios Aeróbicos para os Neurônios

A Neuróbica, modalidade criada e desenvolvida por Lawrence C. Katz, professor de neurobiologia do Centro Médico da Universidade de Duke e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, nos Estados Unidos, se baseia num estudo de informações sobre a organização do cérebro humano e como determinadas atividades produzem nutrientes naturais do cérebro. Com este tipo de exercício, o cérebro se torna mais rápido e flexível, permitindo a realização de qualquer tarefa mental, mesmo que esta pareça um desafio.

Com o passar dos tempos, a capacidade cerebral continua a desenvolver-se, mesmo com o envelhecimento natural do corpo. A Neuróbica atua na cabeça da mesma forma que os exercícios físicos criam condições para o desenvolvimento muscular. O programa de exercícios consiste em proporcionar ao cérebro experiências fora da rotina, utilizando inúmeras combinações dos cinco sentidos tato, paladar, olfato, visão e audição como ligar um nome a um som ou um odor a um sabor.

A mudança da rotina é um importante elemento para o desenvolvimento da capacidade mental. Mas apenas substituir uma ação por outra não quer dizer que o cérebro faça novas conexões. Por exemplo: quando você escreve um texto usando uma caneta, algumas áreas do seu cérebro são ativadas. Se você escrever o mesmo texto, mas com lápis, pouca será a diferença. Em vez disso, experimente escrever com a mão oposta ou com um teclado. Desta forma, o cérebro cria novas conexões e se desenvolve. Tente tirar férias em lugares desconhecidos, aprender novas línguas, se comunicar através de sinais e praticar um hobby.

Ginástica para a Cabeça

A Brain Gym Ginástica Cerebral, idealizada por Paul Dennison, criador da Educação Cinestésica e doutor em Educação pela Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, permite o acesso às partes do cérebro que antes estavam fora de alcance. Isso se dá através da prática de determinados exercícios que ativam áreas do cérebro.

Girar o pescoço com o corpo relaxado ajuda a ler melhor em voz alta. Movimentar o pé enquanto bate de leve em alguns pontos da perna faz com que a capacidade de expressão escrita se desenvolva. Alisar as orelhas suavemente de cima para baixo, três vezes, faz com que a fala fique mais nítida. Os exercícios parecem ser bastante simples, mas têm sua eficácia científica comprovada, além de ser lúdico.

Alguns Exercícios

Para melhor compreensão da Brain Gym, explicaremos alguns exercícios:

Cadeira de balanço inclinar-se para trás, apoiado nas mãos, massageando os quadris e o dorso das pernas, balançando-se em círculos, para trás e para frente, até a tensão desaparecer. Escolha uma superfície acolchoada. Melhora a concentração e as habilidades esportivas.

Respiração abdominal coloque a mão sobre o abdômen, expirando todo o ar viciado em sopros suaves. Respire profundamente enchendo o pulmão lentamente como um balão. A mão deve subir lentamente quando inala e descer quando exala. Ajuda a digerir melhor a comida.

Coruja segurar o ombro e apertar os músculos com firmeza. Girar a cabeça, olhando por cima do ombro. Em seguida, olhar para o outro ombro. Repousar o queixo no tórax e repetir o exercício. Aprimora o raciocínio.

Botões cerebrais segurar o umbigo e esfregar firme abaixo da clavícula, para os dois lados do externo. Evita o cansaço durante a leitura.

o simples fato de pensar num X faz com que, automaticamente, os dois hemisférios do cérebro sejam acessados. Melhora o desempenho de suas atividades de forma excepcional.

Antes de Começar

Para fazer os exercícios da melhor forma possível é importante procurar um especialista ou ler livros sobre o tema. Os praticantes não voltarão a ter um cérebro jovem, como o das pessoas de 18 anos, mas vai lhes ajudar a acessar toda a memória, que um jovem de 18 anos não possui.

Equipe Corpo Saudável

Nenhum comentário: