12.29.2011

GRAVIDEZ COMBINA COM SEXO?

Gravidez combina com sexo?

Especialista fala o que está liberado e o que não está!

Basta a mulher anunciar que está grávida e a vida do casal passa por uma série de mudanças, acompanhadas de muitas dúvidas. Entre elas, um assunto que sempre vem à tona é se o casal pode manter relações sexuais durante a gestação. Geralmente, o homem fica receoso de incomodar a mulher e, principalmente, com medo de machucar o bebê. Já as mulheres temem o risco de complicações futuras.

O ginecologista Sérgio Pinto afirma que quando a gravidez é saudável, ou seja, mãe e filho estão bem, não há nenhum impedimento para o sexo. “Sempre existe o relato de que homens ou mulheres se anulam para o sexo durante a gravidez. Isso ocorre com mais frequência na primeira gestação. O casal tem um cuidado maior e a grávida fica mais exposta a sustos e medos. No entanto, não há nada a temer. Dentro da barriga da mãe, a criança fica protegida por uma bolsa de água e a penetração não atinge o bebê” explica.

Ele ressalta que em caso de gravidez de risco, a relação sexual não é recomendável. “O sexo pode trazer mais cumplicidade e união no relacionamento do casal, mas, se a gestação apresenta problemas como sangramento, deslocamento da placenta ou perda do líquido amniótico, não é aconselhável”, alertou.

Nos primeiros meses da gestação, algumas grávidas sentem cansaço, náusea e dor nos seios. Estes sintomas podem diminuir o desejo sexual da mulher. Já nos últimos três meses da gestação, o sexo pode se tornar um sacrifício com o desconforto da barriga e as dores na lombar.

“Se a mulher tem enjôos, consequentemente, o desejo pelo companheiro tende a diminuir. Ao final da gravidez a barriga incomoda e a relação pode não ser tão prazerosa. Eu recomendo muita conversa durante a gestação e repouso nos últimos três meses de gravidez”, aconselhou o ginecologista.

Nenhum comentário: