12.30.2011

CAMINHAR: UMA OPÇÃO SAUDÁVEL E BARATA PARA ESPANTAR O SEDENTARISMO

CAMINHADA NÓRDICA PARA EMAGRECER

Caminha nórdica para emagrecer
Trabalhar 90% dos músculos e queimar 450 calorias em uma hora de exercício. Assim é a caminhada nórdica. Uma prática bastante conhecida na Europa e que está chegando de mansinho no Brasil. Saiba mais!

A caminhada é um dos esportes mais praticados no mundo por ser uma prática boa e barata. Mas, uma nova modalidade de caminhada que faz sucesso na Europa, chega ao Brasil conquistando adeptos. A caminhada nórdica gasta aproximadamente 450 calorias por hora e consiste em caminhar segurando dois bastões que permitem a redução do impacto do peso do corpo sobre as pernas, além de movimentar os membros superiores e o tronco com mais intensidade.
De acordo com o educador físico e gerente da academia Wellness Sport Club, de Ribeirão Preto, em São Paulo, Gustavo Evangelista, a caminhada nórdica trabalha com aproximadamente 90% da musculatura corporal, enquanto a clássica usa 70% dos músculos do corpo. Esta modalidade também oferece estímulos aos músculos do tórax, do abdome, da coluna, dos ombros e dos braços. “A Caminhada Nórdica deveria ser classificada como uma Caminhada Integral, pois utiliza efetivamente todas as partes do corpo”, explica Gustavo.
O educador físico explica que assim como a caminhada clássica, a nórdica pode ser praticada três vezes por semana, com um dia de descanso entre cada dia de treino. “O motivo do dia de descanso também está associado ao fato de trabalharmos grupos musculares que não estamos acostumados a trabalhar no dia-a-dia”, disse Gustavo.
Durante esta atividade, os movimentos de braços e pernas devem ser alternados lateralmente, viabilizando o deslocamento do corpo. O uso dos bastões serve para dar estabilidade e propulsão ao movimento. Ainda segundo o especialista, a caminhada pode ser praticada em diversos terrenos, desde os mais planos até os mais irregulares.

Sobre as contraindicações, Gustavo faz um alerta às pessoas que apresentam problemas músculo-esqueléticos limitantes e cardiovasculares. “Quem está neste grupo não deveria praticar a Caminhada Nórdica”, disse.
“Entretanto, por se tratar de uma atividade que alivia o impacto do peso corporal através do uso de bastões, a Caminhada Nórdica, dependendo do contexto, poderia ser até mais suave para as articulações do que a própria Caminhada Clássica”, acrescenta o profissional.
Caminhar: Uma opção saudável e barata para espantar o sedentarismo
Especialista dá dicas para você transformar a caminhada em uma aliada da sua saúde e do seu corpo.

Você já está cansado de saber que praticar exercícios físicos é primordial para quem quer ter uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Mas, na maioria das vezes, as pessoas reclamam do preço das academias, da falta de tempo e da falta de disposição para manter uma rotina de atividades.

Porém, uma alternativa simples e prazerosa para acabar com o sedentarismo é a caminhada, um exercício aeróbio que pode ser realizado por qualquer pessoa, independente do sexo ou idade. O melhor é que ela ajuda no emagrecimento, na redução da pressão arterial e na prevenção de diversos problemas cardíacos.

“O ideal é que as pessoas caminhem no mínimo meia hora, três vezes por semana, para que haja uma melhora no condicionamento físico”, orienta o educador físico Marcelo Rossi, da Companhia Athletica. De acordo com ele, é importante que cada pessoa respeite o seu limite, sem sobracarregar o corpo.

Outro cuidado deve ser com a escolha das roupas. “Elas precisam ser leves. Bermudas e camisetas são ótimas dicas. Além disso, é preciso lembrar-se de alguns acessórios, como protetor solar, boné e óculos para se proteger do sol. O calçado também precisa ser apropriado para cada um, em função da sua pisada, e ter bom amortecimento para que o impacto do exercício não prejudique o joelho, por exemplo”, diz ele.

Tudo isso é essencial para que a caminhada dê resultados. “Vale ressaltar também que, antes praticar qualquer atividade física, o atleta tem que se alimentar bem, mas com refeições leves, como lanches, sucos ou frutas. Outra dica é beber água antes, durante e depois do exercício, para manter o corpo hidratado”.


Nenhum comentário: