12.30.2011

MP3 player ameaça audição de 1 entre 4 adolescentes

Uso impróprio do fone de ouvido pode causar perda auditiva precoce

Som alto em fone de ouvido põe em risco audição de adolescentes Som alto em fone de ouvido põe em risco audição de adolescentes (ThinkStock)
Um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce devido ao volume do som colocado no fone de ouvido dos tocadores de MP3. É o que sugere um estudo da Universidade Tel Aviv que foi publicado pela revista científica International Journal of Audiology.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Preferred listening levels of personal listening devices in young teenagers: Self reports and physical measurements

Onde foi divulgada: revista International Journal of Audiology

Quem fez: Chava Muchnik, principal autora do estudo

Instituição: Universidade Tel Aviv

Dados de amostragem: Na primeira fase, 289 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. Depois, 74 jovens foram submetidos a exames auditivos

Resultado: O estudo mostrou que 25% dos participantes estão sob risco de perda auditiva no futuro.
Para o estudo, 289 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos responderam a um questionário sobre o volume que costumam ouvir músicas e por quanto tempo utilizam os aparelhos de MP3. Na segunda fase do estudo, 74 jovens foram submetidos a exames auditivos.
Os resultados mostraram que 80% dos jovens usam tocadores de MP3 regularmente. Desse total, 20% utiliza o aparelho por mais de uma hora e menos de quatro; e 8% dos adolescentes ultrapassam o limite das quatro horas. Após a analise dos dados, os pesquisadores concluíram que 25% dos participantes estão sob sério risco de perda autitiva.
Os especialistas explicam que a perda auditiva causada pela exposição contínua a ruídos intensos é um processo lento e progressivo. “Em 10 ou 20 anos será muito tarde. Perceberemos que uma geração inteira de pessoas jovens está sofrendo de problemas auditivos muito mais cedo que o esperado pelo envelhecimento natural”, afirma Chava Muchnik, coordenadora do estudo. Ela prevê que aos 30 ou 40 anos já será possível diagnosticar a perda auditiva -  uma faixa etária mais precoce que nas gerações anteriores.
Para os pesquisadores, seria preciso adotar limites de segurança mais radicais para os aparelhos. O limite europeu - de 100 decibéis - é considerado bom, mas aparelhos presentes no mercado chegam a 129 decibéis. Além disso, os especialistas também propõem o uso de fones de ouvido que ficam sobre a orelha em vez dos produtos invasivos, que entram no início do canal auditivo.
No Brasil, não há uma lei específica sobre o limite máximo de decibéis por tocadores de MP3. A Sociedade Brasileira de Otologia indica que o volume não ultrapasse 50% da capacidade total do aparelho.

Nenhum comentário: