12.31.2011

Na última sexta-feira do ano, devotos vão ao Bonfim pedir paz para 2012

Tradição é ir à Colina, vestido de branco e assistir missa na Igreja do Bonfim.
Devotos do Candomblé reverenciam à Oxalá no sincretismo religioso.

Lílian Marques Do G1 BA
Igreja do Senhor do Bonfim (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Igreja do Senhor do Bonfim na última sexta-feira do ano. (Foto: Lílian Marques/ G1)
É tradição na capital baiana que os devotos vistam branco nas sextas-feiras e não seria diferente na última do ano. Centenas de fiéis subiram a Colina Sagrada, em Salvador, nesta sexta-feira (30), vestidos de branco para fazer agradecimentos, pedidos e orações, ao Senhor do Bonfim, santo mais famoso da Bahia.
Professora Marinalva Duarte igreja do Senhor do Bonfim (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Família vai a igreja, pede paz e agradece por 2011.
(Foto: Lílian Marques/ G1)
Desde as 5h da manhã os fiéis lotaram as missas e o entorno da Igreja que ficou cheia de devotos. Alguns fiéis não conseguiram entrar no santuário e acompanharam as orações do lado de fora, onde eles aproveitavam para fazer os pedidos, amarrando as tradicionais fitinhas nas grades da igreja. O diácono Carlos Augusto benzeu fiéis na escadaria da igreja.
Foi deste local que a professora Marinalva Duarte, devota desde criança, acompanhou a missa. Ela foi à igreja com a filha Fernanda Duarte e a neta Ana Luiza, de apenas seis meses. As três seguiram a tradição e foram prestar as homenagens a Senhor do Bonfim vestidas de branco.

“Nós estamos aqui para agradecer os 364 dias que ele nos concedeu em 2011 e pedir força, vida e paz para 2012. Também vim pagar a promessa por ele ter me dado a minha neta Luiza, e por ela ter saúde nesses seis meses”, conta.
Na praça que fica em frente a Igreja, pais e mães de santo reverenciaram Oxalá, que no sincretismo religioso é representado por Senhor do Bonfim. “Oxalá é o pai de todos, o orixá mais importante. Ele rege a paz e a sua cor é o branco, toda sexta-feira é dedicada a ele”, explica a mãe-de-santo Vera Lúcia.
Fitas do Bonfim (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Fitas do Bonfim são amarradas por fiéis com pedidos.  (Foto: Lílian Marques/ G1)
Comércio

O dia também é de festa para os vendedores que trabalham na localidade. Fitinhas do Bonfim, chaveiros, colares, búzios, e até chapéu de praia são opção para quem quer registrar a devoção nas grades da igreja ou levar alguma lembrança.

Muitas pessoas que trabalham no local também são fiéis, como dona Maria Conceição, que tem 67 anos e há 40 trabalha na frente da igreja.

“Já vendi espiga de milho aqui, mas há 15 anos trabalho com as fitinhas de Senhor do Bonfim. Essa é a melhor época, quando tem mais movimento, dá para vender bem. Todos os dias passo na igreja quando chego e quando vou embora para pedir um bom dia de trabalho e depois para agradecer. Esse ano já pedi muita coisa boa e sei que ele não vai me negar”,

Nenhum comentário: