8.29.2012

Dieta na menopausa

Emagrecimento

Evitar sobremesa e fritura é a melhor forma de mulheres na pós-menopausa emagrecerem

Pesquisadores americanos identificaram quais são os hábitos alimentares que mais contribuem para a perda e a manutenção de peso nessa fase

Ganho excessivo de peso: o controle das taxas de colesterol e de pressão sanguínea não refletiram no controle dos índices mundiais de obesidade
Menopausa: Hábitos alimentares corretos podem ser aliados na perda e na manutenção de peso (Hemera Technologies/Thinkstock)
Diminuir o consumo de açúcar e frituras pode ser a melhor maneira de mulheres que passaram pela menopausa perderem peso.  Essa é a conclusão de um estudo americano publicado na edição do mês de setembro do periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Ainda de acordo com a pesquisa, evitar carnes e queijos e comer mais frutas e vegetais são hábitos que também podem promover um benefício adicional, contribuindo para a manutenção do peso.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Establishing Content Validity for the Nutrition Literacy Assessment Instrument

Onde foi divulgada: periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics

Quem fez:  Bethany Gibbs e Karen Chapman-Novakofski 

Instituição:  Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos

Dados de amostragem: 508 mulheres com mais de 50 anos e com sobrepeso

Resultado: Para emagrecer e manter o peso a longo prazo na pós-menopausa, a melhor estratégia é cortar sobremesas, bebidas açucaradas e frituras, além de reduzir o consumo de carne e queijo e ingerir mais frutas e vegetais. Comer mais peixe e menos fora de casa é benéfico apenas a curto prazo
A perda de peso a longo prazo pode ser especialmente difícil entre mulheres que passaram pela menopausa, uma vez que nesse período há alterações no organismo que diminuem a atividade do metabolismo e, consequentemente, o gasto de energia. “Além disso, o apetite relacionado à atividade hormonal aumenta nessa fase”, diz a pesquisadora da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e coordenadora do estudo, Bethany Gibbs. Ela explica que é comum que uma pessoa se sinta desmotivada a seguir adiante com uma dieta após perder peso, tornando ainda mais difícil que esse benefício se mantenha por mais tempo.
Leia também: Perda de peso e alimentação saudável podem eliminar sintomas da menopausa
Médico esclarece dúvidas sobre obesidade e dietas
Por esses motivos, Gibbs e uma equipe de pesquisadores desenvolveram um estudo para identificar quais comportamentos são mais eficazes em ajudar essas pessoas a emagrecer e a manter o peso quais são benéficos apenas a curto prazo. Durante quatro anos, eles acompanharam 508 mulheres maiores do que 50 anos que já haviam passado pela menopausa e que tinham sobrepeso. Todas estavam inscritas em algum programa de emagrecimento.
Conclusões — Os pesquisadores observaram que o menor consumo de sobremesas, alimentos fritos e bebidas açucaradas, a maior ingestão de peixes e menos idas a restaurantes foram os comportamentos associados à perda de peso em um período de quatro meses. No entanto, após quatro anos, esses dois últimos hábitos não se mostraram eficazes em manter a redução de peso. Além disso, os autores concluíram que comer mais frutas e vegetais e menos carnes e queijos podem ter um efeito positivo adicional na manutenção do peso.
Segundo os pesquisadores, esses resultados podem melhorar as estratégias do tratamento contra a obesidade entre mulheres na pós-menopausa. "Se o objetivo é reduzir o fardo da obesidade, o foco deve ser em estratégias a longo prazo, pois as alterações no comportamento alimentar apenas associados à perda de peso a curto prazo perda costumam ser ineficazes e insustentáveis", diz Gibbs.

Nenhum comentário: