9.01.2012

Dicas Saudáveis


PDF Imprimir E-mail
Todas as mulheres querem estar cada dia mais linda, mas para isso envolvem muitas coisas, e a alimentação é uma delas, pois não adianta passar horas na academia, se você não se preocupa com o primordial: sua alimentação!
Manter uma alimentação saudável e equilibrada não significa passar fome e pode fazer verdadeiros “milagres” para sua pele.
E um exemplo disso e a celulite que atinge quase 90% das mulheres (sejam gordinhas, magrinhas ou normais) e é causada pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele, acarretando alterações na microcirculação e conseqüente aumento do tecido fibroso, e a mulheres que tem fica a cada dia preocupa.
E tem mais, muita mulher tinha uma desconfiança, mas sem ter certeza, os homens não têm tendência a ter celulite. Isso acontece porque, nas mulheres, a camada subcutânea de gordura está organizada em canais verticais, que permitem acumular mais gordura. Neles, os canais são diagonais e em pequenas unidades, acumulando menos células, por isso eles não têm.
O nosso corpo para viver necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidades fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células, que por sua vez produzirão várias substâncias internas necessárias à saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza das unhas, na luminosidade da pele e muito mais ainda.
Esses processos inflamatórios que a celulite cria vai piorando com o tempo e a falta de cuidado. E a alimentação é fator determinante para piorar ou amenizar os quadros de celulite. Uma dieta desintoxicante, que inclua muitas frutas frescas, verduras e legumes pode ajudar no processo anti-inflamatório dos tecidos. Importante também é deixar de lado chá preto, mate, café e álcool. Tudo isso sempre em conjunto com muita atividade física
Saiba umas dicas para te ajudar.
Diminua o consumo de gordura, como frituras, queijos amarelos, frios, creme de leite, maionese e sorvetes cremosos e
Invista em alimentos com ações desintoxicante e diurética, como o abacaxi.
Combine hortaliças temperadas com azeite, limão ou outros temperos picantes (salsa, cebolinha, manjericão ou gengibre ralado), pois melhora a circulação de líquidos no corpo.
A centelha asiática e castanha-da-índia estimulam a circulação cutânea, reduzem a inflamação e diminuem a retenção de líquidos, auxiliando na eliminação de toxinas sob a pele.
O colágeno é uma proteína cuja principal função é dar sustentação e firmeza ao tecido muscular. Além disso, é responsável também pela elasticidade da pele. Por isso, inclua alimentos ricos em colágeno (gelatina light/diet, carnes magras) em sua alimentação.

Os nutricionistas ainda aconselha a ter uma alimentação pelas cores
Cor Branca
Aipim, banana, couve-flor, graviola, têm grandes quantidades de vitaminas do complexo B, que atuam na proteção das células.
Cor Verde
Alface, agrião, rúcula, escarola, abacate são ricos em cálcio, ferro e fósforo, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. Evitam também a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes.
Cor Laranja
Ajudam a enriquecer a dieta. Assim como os vermelhos, os vegetais da cor laranja são fontes de vitamina C, importante proteção para o sistema imunológico e para saúde do coração. Fazem parte desse rol, frutas regionais como laranja, abóbora, cenoura, mamão, tangerina e pêssego.
Cor Vermelha
Acerola, tomate, maçã, rabanete e melancia são ricos em carotenóides. Fazem bem para o coração, fortalecem olhos e a pele, além de ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Cor Roxa
Almeirão-roxo, berinjela, repolho-roxo, possuem propriedades antioxidantes, responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas, além de auxiliar na saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo.
Flacidez
Consumir alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno; reduzir consumo de gorduras que destroem o colágeno.
Gordura localizada
Reduzir consumo de gorduras, frituras, açúcares (alimentos contidos no ápice da pirâmide alimentar); aumentar consumo de frutas e vegetais (alimentos reguladores), fibras e água.
Estrias
Aumentar consumo de alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno, de frutas e verduras (alimentos reguladores), de cálcio e água.
Celulite
Diminuir consumo de sal, que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes, que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumentar o consumo de fibras e água/chás.
Fonte: Emagrecentro
 

Nenhum comentário: