São Paulo -  As musas sempre desmentem. Mas as notícias sobre as dietas bizarras que elas fazem para emagrecer não param de pipocar na internet e nas revistas de fofocas. Para especialistas, creditar a celebridades um padrão alimentar muito restritivo é péssimo, pois ajuda  a disseminar condutas perigosas que colocam em risco à saúde.
Foto: Divulgação
Marilyn Monroe | Foto: Divulgação
Se você acha que adianta passar um mês comendo só tofu, não caia nessa. Os humanos são seres onívoros – ou seja, comem de tudo – e foi justamente essa alimentação variada que permitiu a evolução da espécie e o desenvolvimento de uma série de vantagens adaptativas em relação aos outros animais, pontuam os especialistas.
Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente é a melhor maneira de viver bem e o melhor, sem engordar. A seguir, o nutricionista Ricardo Zanuto explica o que há de errado nas dietas malucas das famosas.
Marilyn Monroe: “Como ela não almoçava, entrava em jejum prolongado até o jantar, elevando muito os níveis de cortisol do organismo, provavelmente perdendo boa parte de sua massa magra. No jantar, ao repor somente bife com cenoura, há deficiência de minerais e vitaminas e a ausência de fibras pode ocasionar prisão de ventre severa.”
Cantora vem ao Brasil pela primeira vez | Foto: Divulgação
Lady Gaga | Foto: Divulgação
Lady GaGa: “Dependendo de como foi a bebedeira do dia anterior, o fígado teve de trabalhar em demasia para reorganizar o metabolismo, e, ao malhar de ressaca, a energia disponível está baixa, podendo ocasionar fadiga precoce e até mesmo crises de hipoglicemia.”
Jennifer Aniston e Reese Witherspoon: “Um pote de papinha tem em média 60 kcal. Elas perderam peso, pois mesmo ingerindo 14 potinhos ao dia, o valor calórico da dieta não passou de 900kcal. O problema é que as papinhas de bebê são equilibradas exatamente para a nutrição de um bebê e não de um adulto."
Beyoncé e Naomi Campbell: “Este é o extremo que se pode chegar, pois não há ingestão alguma de nutrientes ao longo do dia. Na verdade, isso não é dieta e sim jejum prolongado. Com isso há perda severa de massa muscular e desidratação. Esse tipo de dieta retarda o metabolismo, podendo ocasionar o temido efeito-sanfona.
Kate Middleton e Nicole Kidman: “Esse tipo de dieta, baseado em proteínas, é bem conhecido, também chamado de dieta cetogênica. Ela utiliza as gorduras e as proteínas como fonte de energia e causa desidratação intramuscular por deficiência de glicose. Basta a pessoa voltar a ingerir carboidratos que a reidratação ocorre e o peso muitas vezes volta ao normal.”
Victoria Beckham: “Neste caso é importante também verificar a quantidade ingerida por dia. Os grãos de gergelim e linhaça são boas fontes de gorduras boas e proteína, enquanto que a soja é rica em isoflavonas. O que falta são os carboidratos totais, importantes para cumprir outras funções importantes no organismo”.
Christina Aguilera: “Comer somente alimentos de uma cor por dia não é interessante, pois há minerias e vitaminas hidrossolúveis que só encontramos em determinados tipos de alimentos com cores distintas. Seguindo a dieta, a passoa teria uma quantidade ‘x’ de vitamina em um dia e no outro não. E o consumo de vitaminas e minerais deve ser regular.”

As informações são do iG