12.19.2012

Farmácias Populares pelo Brasil


Ao longo do ano, foram realizados 79.322 atendimentos
Em 2012, as três Farmácias Populares, gerenciadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), dispensaram 244.495 medicamentos. Desses, 175.745 foram subsidiados pelo Governo Federal através do programa "Saúde Não Tem Preço", que ampliou a lista de oferta e incluiu a dispensação de dois medicamentos para asma.
Ao longo do ano, foram realizados 79.322 atendimentos. Entre as unidades, a mais movimentada foi a de Propriá, que realizou 33.466 atendimentos, seguida por Estância e Nossa Senhora da Glória. Entre os medicamentos, os mais procurados foram: Metformina, utilizado por quem tem diabetes, e Losartana, que é anti-hipertensivo.
Também em 2012, as equipes das farmácias iniciaram o processo de implantação do serviço de cuidados farmacêuticos, que garante aos usuários o acesso a novos serviços, como a revisão da farmacoterapia, que avalia e orienta o usuário com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos; a atenção farmacêutica, que visa identificar os problemas relacionados aos medicamentos; e a aferição de parâmetros clínicos, que consiste na aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, peso e altura.
De acordo com a coordenadora estadual das Farmácias Populares, Cristiane Trindade, o processo para implantação desse serviço permitiu o melhor preparo da equipe e destacou Sergipe no cenário nacional. "Durante esse processo, foi possível aprofundar a capacitação dos farmacêuticos e de toda equipe, que servirá como alicerce para a construção de um modelo diferenciado e replicável de cuidados farmacêuticos em farmácias comunitárias. Como fator positivo ao desenvolvimento de nosso trabalho, nossas unidades foram reconhecidas nacionalmente por essa implantação no I Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária, realizado em Goiânia, no mês de novembro", reforçou.

Farmácias Populares do Brasil
Sergipe conta com nove unidades próprias da Farmácia Popular do Brasil. Dessas, três são administradas pela SES, por meio da Funesa, e disponibilizam 16 medicamentos gratuitos, sendo dois para asma, três para diabetes e 11 para hipertensão. Além delas, há, ainda, mais seis unidades administradas pelos municípios, que funcionam em Aracaju (duas unidades), Lagarto, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.

Programa
O Programa "Saúde Não Tem Preço" foi implantado pelo Governo Federal, em fevereiro de 2011, com o objetivo de tornar mais acessíveis os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. Além das redes próprias, os medicamentos são distribuídos gratuitamente por uma rede de farmácias e drogarias privadas, credenciadas ao "Aqui tem Farmácia Popular".
por Agência Sergipe

Nenhum comentário: