6.03.2016

Seu cão: Obesidade e sobrepeso

Sabe aquele cão ou gato gordo que a gente acha fofinho e tem vontade de apertar muito? Se você tem um, então corre para o veterinário porque essa fofurice toda pode não ser nada saudável. Pesquisas apontam que o sobrepeso e a obesidade são considerados os problemas de maior frequência entre pets em países desenvolvidos, imagina, então, aqui no Brasil?
A obesidade e sobrepeso podem causar muitos problemas de saúde aos pets. (Reprodução internet)
A obesidade e sobrepeso podem causar muitos problemas de saúde aos pets. (Reprodução internet)
Os estudos revelam que eles podem causar doenças ortopédicas, cardiorrespiratórias, urinárias, diabetes, distúrbios reprodutivos, neoplasias, doenças dermatológicas, entre outras doenças, além de cansaço fácil e mobilidade limitada.
No Brasil, não temos dados precisos sobre obesidade e sobrepeso em pets, mas a estimativa é de que 40% deles sofram do problema. Um índice bastante alto.
Preocupada com a questão, a Royal Canin lançou recentemente o Programa Internacional de Perda de Peso Satiety. O estudo mundial inédito sobre obesidade foi feito por três meses com 1.325 gatos e cães com sobrepeso de 27 países. Desse total, 31 eram cachorros brasileiros. O trabalho contou com 450 veterinários.
Durante toda a pesquisa, os pets foram alimentados com Royal Canin Satiety e tiveram que fazer visitas periódicas aos veterinários participantes, para acompanhamento. E o resultado foi o seguinte: 97% dos animais participantes perderam peso (média de 11,4% do peso em cães e 10,5%, em gatos); 90% dos tutores relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os resultados; 49% deles notaram redução no comportamento de pedir por alimento.
É importante estar atendo ao biotipo do seu gato e sempre procurar o veterinário em caso de dúvida. (Reprodução internet)
É importante estar atendo ao biotipo do seu gato e sempre procurar o veterinário em caso de dúvida. (Reprodução internet)
A coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Christiane Prosser, diz que vários fatores influenciam para o desenvolvimento da obesidade nos pets como raça, estilo de vida, castração e alimento inadequado e dado de maneira errada.
Ela chama atenção ainda para a grande responsabilidade que o tutor tem quando o assunto é a saúde do animal, principalmente no que se refere ao “comportamento pedinte do pet”, aquela cara de mortos de fome que eles fazem quando querem comer o que estamos comendo. Tobe, meu cachorro, é expert nesse assunto. Ele faz uma cara tão triste que dá até vontade de chorar!
Para controlar o peso do pet  Christiane ensina que devemos dar o alimento correto na quantidade adequada, evitar ao máximo petiscos e comida humana e colocá-lo para praticar exercícios.
Para saber o escore corporal do seu pet clique aqui: http://satiety.royalcanin.com.br/escore.php

Nenhum comentário: