9.17.2008

DROGA CONTRA HERPES PODE AJUDAR A CONTROLAR VÍRUS DA AIDS

DROGA CONTRA HERPES PODE AJUDAR A CONTROLAR VÍRUS DA AIDS


13/09/2008 – 10h40

Um droga genérica e barata largamente utilizada para tratar a herpes pode controlar o vírus da AIDS, disseram pesquisadores americanos nesta última semana. Eles descobriram que o aciclovir pode trabalhar contra o HIV, mas apenas em tecidos que também estão infectados com herpes.

Os resultados, publicados na revista Cell Host & Microbe, ajudam a explicar porque alguns estudos têm mostrado que as pessoas que utilizam o aciclovir têm baixos níveis de HIV; mas outros mostram que tomar aciclovir não conseguiram impedir a infecção pelo vírus da AIDS.

O vírus da herpes, por si próprio, modifica a droga em uma forma que pode trabalhar contra o HIV, disse o Dr. Leonid Margolis, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, no Reino Unido, que ajudou a conduzir o estudo. “Se você suprimir a herpes, o HIV também vai para baixo", disse Margolis, em uma entrevista telefônica.

Ele espera que sua equipe possa encontrar melhores maneiras de utilizar o aciclovir contra a AIDS e, talvez, realizar novos produtos, como um microbicida para prevenir infecções. "Os resultados abrem novas pistas promissoras de investigação na luta contra o vírus da AIDS", disse o diretor Instituto, Dr. Duane Alexander, em uma declaração.

O Aciclovir foi a primeira droga a ser concebidas sinteticamente sem uso de compostos de plantas ou animais, disse Margolis. Também é muito seguro, uma vez que não se torna ativo até que se depare com um vírus da herpes - geralmente herpes simplex 2, a estirpe que causa a herpes genital. O vírus conclui uma reação química chamada fosforilação, transformando o aciclovir em um composto ativo.

Os pesquisadores haviam notado que os pacientes com HIV e herpes, usando aciclovir para infecções, tinham a tendência de ter menos cópias do vírus HIV no sangue. Mas vários experimentos de alto nível com o objetivo de prevenir a infecção pelo HIV para tratar doentes com herpes falharam. Margolis acredita que “se você testar o aciclovir contra o HIV em linhas de células puras, não funciona”.

Em estudos de prevenção, os médicos tentaram suprimir totalmente a herpes. "Se você suprimir o vírus da herpes completamente, não há fosforilação", disse ele. E, a boa notícia, é que o paciente não precisa ser infectado com a herpes genital para ser beneficiado. Qualquer tipo de vírus da herpes poder servir, incluindo o HHV6 e o HHV7, vírus que causam na infância uma infecção chamada de roséola.

Tal como o HIV, a herpes é permanente no corpo e não pode ser eliminada. Mas a droga pode suprimir ambos para prevenir os sintomas. Adicionando aciclovir no coquetel usado para tratar o HIV pode reforçar o tratamento, disse Margolis.

Fonte: Reuters (Reino Unido)

Nenhum comentário: