9.20.2008

Associação Americana dos Endocrinologistas Clínicos indica o medicamento metformina ou acarbose para os pré-diabeticos

ASSOCIAÇÃO AMERICANA INDICA MEDICAMENTO PARA A PRÉ-DIABETES
12/09/2008
Recomendação, que deve ser seguida por médicos brasileiros, é para os casos de alto risco. Ainda não há evidências científicas de que tratamento previna a doença; segundo médico da entidade, primeira recomendação é perder peso.
Médicos especializados no tratamento da diabetes criaram o primeiro consenso para o tratamento de pessoas com resistência à insulina (também conhecida por pré-diabetes). O documento, elaborado pela Associação Americana dos Endocrinologistas Clínicos, foi discutido durante o congresso de diabetes que acontece em Roma (Itália). A publicação em revistas científicas está prevista para o final do ano.
No Brasil, não há um consenso sobre o tratamento da pré-diabetes, mas a tendência é que os médicos sigam as recomendações americanas, diz o endocrinologista Marcos Tambascia, da Unicamp, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. A pré-diabetes é caracterizada por uma elevação no nível de glicose (glicemia em jejum entre 100 mg/dL e 125 mg/ dL ou com valores entre 140 mg/dL e 199 mg/dL duas horas após uma sobrecarga de glicose), mas não o suficiente para ser classificada como diabetes.
A principal polêmica está na indicação de remédios para reduzir a glicemia. Ainda não há evidências científicas de que isso vá prevenir a doença, até porque, na diabetes tipo 2, a principal causa é a obesidade.
Segundo Daniel Einhorn, vice-presidente da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos, a primeira recomendação para os pré-diabeticos é a redução do peso entre 5% e 10%, exercícios de 30 a 60 minutos cinco dias por semana e uma dieta pobre em gordura e rica em fibras. Ele afirma que os medicamentos (metformina ou acarbose) devem ser indicados só aos pacientes de alto risco, ou seja, os que pioram a taxa de glicemia ou que têm doença cardiovascular já associada. No Brasil, só a acarbose está aprovada para o uso em pré-diabéticos (e também em diabéticos).
A metformina é fornecida pelo SUS aos diabéticos. O médico Amélio de Godoi Matos, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, da PUC-Rio, diz que muitos pacientes desistem de usar a acarbose porque um dos efeitos colaterais são flatulências. A metformina também está associada a desconfortos gastrointestinais, como a diarréia. Outra recomendação dos americanos é que os pré-diabéticos façam testes anuais de tolerância à glicose e de microalbuminúria (que medem a quantidade de albumina na urina; a presença da substancia é o primeiro sinal de um dano no rim). Exames de glicemia em jejum, hemoglobina glicada e lípides devem ser feitos a cada seis meses, segundo o consenso. A avaliação deve levar em conta o histórico familiar e a diabetes gestacional. Einhorn também enfatizou que as metas de colesterol (LDL abaixo de 100 mg/dL) e de controle de pressão arterial (130 por 80 mm/Hg) para o pré-diabético devem ser as mesmas adotadas para a pessoa já com a doença manifestada. "Estamos dizendo que, sim, reconhecemos a pré-diabetes e que é preciso olhar com atenção para ela. Certas drogas têm o seu lugar se a dieta e o exercício não reduzirem os níveis de açúcar no sangue", disse. Na avaliação do médico Ruy Lyra, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é preciso mais evidências para afirmar se o tratamento medicamentoso do pré-diabético trará benefícios. "Em geral, a resistência à insulina está ligada à obesidade. Seria mais lógico reduzir o peso porque, além da diabetes, estaremos prevenindo outros eventos cardiovasculares." Para David Marrero, pesquisador da Universidade de Indiana (EUA), o consenso é só um primeiro passo. "Os médicos precisam ajudar os pacientes a mudar o estilo de vida. Muitos não sabem como fazer isso e não oferecem ajuda." A jornalista Cláudia Collucci viajou a Roma com as despesas parcialmente pagas pelo laboratório Novo Nordisk. - Cláudia Collucci, enviada Especial a Roma -
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: