9.18.2008

HIV: E A LUTA CONTINUA

Brasil continua na luta contra o HIV

Descoberta no ano de 1981, a Acquired Immune Deficiency Syndrome (AIDS), faz, desde então, milhares de vítimas em todo o mundo. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente, o número de vítimas do HIV vem aumentando cada vez mais e o Brasil, seria responsável por 40% dos casos da América Latina.

O início da propagação da doença ocorreu principalmente entre os usuários de drogas e a comunidade gay. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1980 a junho de 2007 foram registrados 474.273 casos só no Brasil. O HIV age infectando as células do sistema imunológico, e através dessas células o vírus se propaga no organismo, causando a imunodeficiência.

As maneiras mais conhecidas do contágio são através da relação sexual sem preservativo, e a reutilização de seringas. Além desses meios, o vírus também é transmitido de mãe para filho na gravidez ou na amamentação, e também, através de inseminação artificial, pois no esperma há grande quantidade do vírus.

De acordo com o Relatório Mundial sobre a AIDS, um terço da população da América Latina contaminada com o HIV está no Brasil. Segundo a presidente da Casa Irmãos da Solidariedade, que oferece auxílio aos pacientes soro positivos em Campos, Fátima Castro, há quase mil pessoas contaminadas em todo o interior do estado.

— Acredito que essa porcentagem seja bem maior, porque a maioria dos casos, nem mesmo as autoridades, no caso de morte, não admitem a morte pelo HIV. Na maioria dos casos são caracterizadas doenças degenerativas, causadas pela imunodeficiência ocasionada pelo vírus — disse Fátima.

Com o avanço da tecnologia e da medicina, foi criado o Coquetel de remédios, que ajuda a inibir a reprodução do HIV, isso ocorre porque o coquetel funciona impedindo a reprodução do vírus dentro das células, diminuindo a quantidade do vírus e os danos que ele pode causar no sistema imunológico do organismo.

— Com relação ao tratamento, a única coisa existente atualmente é o coquetel, que no fundo é uma faca de dois gumes. Isso, porque ele tem diversos efeitos colaterais, entre eles a hipertensão, diabetes, câncer, além de problemas cardiovasculares. É uma bomba no organismo, quando administrado sem rigoroso acompanhamento, inclusive com relação à alimentação, que deve ser rica em proteínas e outras substâncias necessárias — explicou Fátima.
Fonte: E-Hoster

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Farmanguinhos/Fiocruz está comemorando mais uma vitória na luta contra AIDS na qual e pioneiro com uma série de medicamentos desenvolvidos e fabicados como Ribavirima, Zidovudina, Estavudina , Nevirapina coroando com agora Efavirenz.
No Brasil não se morre mais de AIDS e Farmanguinhos tem um papel de vital importância no cenário mundial sendo um centro de referência para AIDS.
Parabéns a Todos por mais esta conquista na Saúde Pública.
Antonio Celso da Costa Brandão
Gerente da Qualdade Farmanguinhos/ Fiocruz