9.23.2010

AÇAÍ: DESVENDE ESTA FRUTA

Afinal, quem faz dieta pode ou não pode consumir esta delícia?

Ele é irresistível. O famoso açaí já tem espaço garantido no cardápio dos brasileiros. Apesar de ocupar o topo da lista de alimentos preferidos, ele é ao mesmo tempo temido, devido a sua fama de ser muito calórico. Quem faz dieta, evita o seu consumo. Mas, será que esta é mesmo a melhor opção?

“Não se pode negar que o açaí que encontramos em lanchonetes é mesmo uma bomba calórica. Cada 100 gramas deste alimento contém 250 Kcal. Só que o que eleva este valor é a mistura de xarope de guaraná, banana, amendoim, granola, albumina, dentre outros produtos muito calóricos”, explicou a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Contudo, ela alerta que nem só de calorias é feita a fruta, ressaltando, ainda, que o seu consumo traz benefícios ao coração: “O açaí é uma fruta do norte da Brasil rica em ferro e em gordura monoinsaturada, aquela gordura que previne doenças cardiovasculares. Além disso, contém grande quantidade de antocianinas (responsáveis pela coloração vermelha), que são antioxidantes e tem ação anticancerígena e antiinflamatória”.

E para os fãs desta fruta, mais uma boa notícia. Ela é rica em fibras, cálcio e potássio. “É por isso que o açaí é indicado para quem pratica exercícios e quer ganhar massa muscular. Ela é fruta energética. Só não devem consumir constantemente o açaí, aquelas pessoas que malham com o objetivo de emagrecer”, disse a especialista.

De acordo com Lílian, quem está lutando contra a balança pode e deve consumir o açaí, mas, de uma maneira moderada. “Fazer um suco menos concentrado, usando a maçã para adoçar pode ser a melhor saída”, conclui.

Nenhum comentário: