9.21.2010

MAQUIAGEM DEFINITIVA: ELA TAMBÉM PODE SER REMOVIDA


Assim como a tatuagem, existem alguns procedimentos capazes de reverter a técnica.
Imagine dormir maquiada e acordar intacta sem ao menos ter que se preocupar com a pele? Um sonho? Não! Muitas mulheres já se renderam à praticidade da maquiagem definitiva. Esta técnica é capaz não só de deixar a mulher produzida durante 24 horas por dia, mas também de corrigir algumas imperfeições, especialmente no contorno das sobrancelhas, tornando-as aparentes e fortes.

Porém, é preciso ter cuidado na hora de se render ao procedimento. De acordo com a médica dermatologista Christiana Blattner, de Campinas, assim como uma tatuagem ou uma pequena cirurgia plástica, a maquiagem definitiva exige pesquisa e muita consciência. “Meu conselho para quem quer aderir à maquiagem definitiva é pesquisar e conhecer muito bem o profissional que irá realizar o serviço, para não se arrepender depois”.

E se mesmo depois de tanto cuidado pintar um arrependimento? Pode ficar tranqüila, pois nem tudo está perdido. “Assim como removemos tatuagens de outras partes do corpo, também podemos desfazer os resultados da maquiagem definitiva, ou dermopigmentação, usando a tecnologia dos equipamentos a laser”, explica.

Não é só a insatisfação que faz com que elas optem pela remoção. Este tipo de maquiagem pode precisar de retoques com o passar dos anos. “O organismo acaba absorvendo os pigmentos da maquiagem e em alguns casos ela muda de tonalidade. Isso às vezes faz com que a pessoa opte pela remoção a laser. Pouca gente sabe, mas o procedimento no consultório é rápido e tem bastante eficácia”.

Um dos aparelhos mais utilizados na remoção de tatuagens de sobrancelhas e maquiagem definitiva é o ND Yag. Como atua com dois comprimentos de ondas, ele atinge tanto pigmentos claros quanto um pouco mais escuros. Para remoção de pigmentos profundos ou muitos escuros, pode ser usado também o chamado laser de Alexandrite. A dermatologista explica que os aparelhos “explodem” os pigmentos da tatuagem em partículas minúsculas, permitindo que o organismo os elimine, não deixando cicatrizes e permitindo a rápida recuperação da pele.
Sua Dieta

A Maquiagem Definitiva é uma técnica de aplicação subcutânea de pigmentos, imitando a aplicação de maquiagem cosmética, porém definitivamente.

Motivações
Entre as mulheres o hábito de retirar pêlos da sobrancelha por razões estéticas é muito comum. Porém com o passar dos anos, ocorre uma sensível diminuição e até o desaparecimento deles na região. Isso faz com que elas desenhem exaustivamente todos os dias as sobrancelhas com lápis. Este inconveniente pode ser resolvido de uma forma simples e muito prática hoje em dia, porém requer muita habilidade e informação.

Técnicas
Uma das técnicas mais procuradas é a maquiagem definitiva para as sobrancelhas, cujo trabalho de fio a fio imita pelinhos, e é tão natural que se torna difícil para qualquer pessoa distinguir o pêlo de verdade dos fios criado pelo artista.

O procedimento leva em torno de meia hora em cada região, o tratamento não causa qualquer hematoma e é praticamente indolor.

Segundo o Profissional Pablo Dellic, do estúdio Tattoo Na Paz, onde trabalha desde 1990 com a técnica de maquiagem definitiva e micro-pigmentação (que consiste na aplicação de pigmentos específicos, visando definir ou ressaltar os traços e os contornos femininos).

A maneira adequada para a correta aplicação consiste em:

Utilização de um aparelho moderno chamado demógrafo, onde o pigmento é depositado entre a primeira e a segunda camadas da pele,ocasionando uma coloração muito suave, que imita a coloração natural e causa uma impressão de rejuvenescimento da(o)s clientes na maioria dos casos.
As Tintas, luvas, máscaras e agulhas devem ser descatáveis de uso único, e as ponteiras dos demógrafos devem ser submetidas a esterelização em um aparelho chamado Autoclave,(que funciona num ciclo de alta temperatura e pressão) muito utilizado em centros cirúrgicos e UTIs.
Atualmente Pablo Dellic utiliza uma técnica única no Brasil, aprendida com um Mestre Chinês, e conta que no Oriente não se utilizam as mesmas técnicas que são difundidas no Ocidente.

Segurança no procedimento
No Brasil, muitas esteticistas começaram a trabalhar com Maquiagem definitiva visando lucros, porém a maioria dos cursos nos quais estas profissionais aprendem não tem conteúdo suficiente para uma aplicação eficaz e são ministrados em dois ou três dias por profissionais que visam apenas vender seus kits de materiais.

A falta de uma fiscalização e legislação vigente adequada, aliados à falta de qualificação necessária, são as grandes responsáveis por inúmeros casos mal sucedidos de mulheres que se submeteram a esses processos em clínicas de estética ou cabeleireiros.

Assuntos como biossegurança (cuidados corretos com a assepsia) são pouco ressaltados devido à rapidez desses cursos, acarretando muitos transtornos alguns até irreversíveis mulheres que não tem acesso a esses tipo de informação. Isto é realmente muito preocupante. Alguns casos, como sobrancelhas azuis, coloração forte ou fraca demais, desigualdade de lados e até contaminação por doenças como Hepatites e HIV são resultantes de uma escolha desinformada.

Cada região da pele exige um tipo e uma profundidade específica. Existem casos em que a cor precisa ser retocada, o que só pode ser feito depois de 20 dias (tempo mínimo para a cicatrização, antes de um novo procedimento).

Manutenção
Obtido um resultado satisfatório, a manutenção da maquiagem definitiva somente será feita após cinco anos em média, dependendo dos hábitos da pessoa (frequência com que ela se expõe ao sol ou utilização de cosméticos à base de ácidos).

“É importante lembrar que existem inúmeros tipos de pigmentos adequados para distintas colorações de pele. Cada tipo étnico tem suas características peculiares portanto é exigida muita experiência para uma opção correta em cada caso. São vários agravantes por isso é extremamente necessária uma avaliação de um profissional qualificado.“

wikipedia

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mas esse Laser faria só a remoção do pigmento ou também ocasionaria a queda do pêlos das sobrancelhas?