9.23.2010

JALECO É PARA SER USADO EM AMBULATÓRIOS E NÃO NOS RESTAURANTES

Na rua Médicos e enfermeiros costumam sair de hospitais e consultórios com jaleco "
Contaminação atinge 95% dos jalecos médicos
Em vez de proteger o usuário, o jaleco médico - indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual para os profissionais do setor - pode ser fonte de contaminação. É o que indica um estudo realizado por alunas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), câmpus de Sorocaba, e divulgada ontem. Das amostras analisadas, 95,83% estavam contaminadas.

Entre os micro-organismos identificados nos jalecos está o Staphilococcus aureus, bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar. A pesquisa foi realizada pelas alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, sob orientação da professora Maria Elisa Zuliani Maluf.

A proposta surgiu após a constatação de que alunos e residentes do hospital-escola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de saúde, saíam para o almoço em bares e restaurantes sem tirar o jaleco.

O objetivo foi comparar a microbiota - conjunto de micro-organismos que habitam um ecossistema - existente nos jalecos, sobretudo na região do punho e na pele dessas pessoas, com a dos não usuários. Foram avaliados 96 estudantes de Medicina, distribuídos nos seis anos da graduação, que atuam na enfermaria de clinica médica do hospital. A metade usava jalecos (de mangas longas) e a outra metade não.

"Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato de os micro-organismos poderem permanecer entre 10 e 98 dias em tecidos, como algodão e poliéster", explica Fernanda. A PUC-SP pretende aprofundar os estudos para encaminhá-los à OMS. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nota boaspraticasfarmaceuticas: A maioria das infecções hospitalares decorre do uso do incorreto do Jaleco pelos médicos e trabalhadores de hospitais que utilizam o mesmo jaleco(guarda pó)dentro e fora dos hospitais.

Nenhum comentário: