9.23.2010

Maioria das adolescentes brasileiras não pede que parceiros usem camisinha


A maioria (67%) das adolescentes de até 19 anos não pede para o parceiro usar preservativo durante a relação sexual. Foi o que revelou pesquisa coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em parceria com a Bayer Schering Pharma. A pesquisa foi divulgada por ocasião do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, no próximo domingo, 26.

Cerca de 5 mil adolescentes de vários países participaram do estudo. No Brasil, 1,9 mil meninas responderam a várias perguntas sobre sexo e relacionamento.

De acordo com o levantamento, 33% das jovens tiveram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos. E mais: 67% não pedem para o parceiro usar preservativos em todas as relações sexuais, ignorando o risco de gravidez precoce ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“Elas têm medo de o parceiro achar que, pedindo pra usar o preservativo, elas estejam insinuando que ele é promíscuo. Têm medo de serem taxadas de promíscuas também”, explica Arícia Giribela, da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo. Segundo a médica, vergonha e medo de desagradar o parceiro também as impedem de exigir a camisinha.

“Isso é preocupante. Pelo menos um terço dessas meninas admite fazer sexo casual. Não adianta só tomar pílula, pois isso não previne contra doenças. É preciso se prevenir contra o HIV com camisinha”, ressaltou Arícia.

CAMPANHA

Começou ontem a campanha ‘Sua Vida Sua Responsabilidade’, de alerta sobre gravidez precoce.

Amanhã, jovens percorrerão Botafogo para distribuir material informativo. Com bandeiras e balões, o grupo passará em frente a colégios, praias e shoppings, das 7h30 às 14h.

A ação termina às 14h na Rua São Clemente, de onde os jovens seguirão com cerca de 500 balões para soltá-los no Posto 9, em Ipanema.
O Dia

Nenhum comentário: