9.21.2010

Combata o estresse: a boa alimentação ajuda você!

Por conta da agitada e da grande competitividade em todas as áreas, o estresse se transformou em um dos principais males do nosso século. Para combatê-lo é preciso adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, curtir os momentos de lazer e manter uma alimentação saudável e variada.

Segundo a nutróloga Regina Mestre Amengual*, o estresse diminui as reservas de serotonina, uma substância produzida por nosso corpo e que proporciona sensações de calma, bem-estar e bom humor.

"Muitas vezes, o estresse parece provocar o aumento da fome. Isso acontece porque, com a carência de serotonina, a pessoa fica mais inquieta e sente vontade de comer em excesso, especialmente açúcar. Essa é uma tentativa do organismo de elevar a concentração de serotonina,", explica a nutricionista.

A profissional afirma, porém, que a dieta equilibrada é capaz de ajudar a deter essas reações. E, para favorecer a produção de serotonina em um momento de estresse, Regina afirma que é importante comer alimentos ricos em carboidratos complexos (arroz, pães, cereais), dando preferência os integrais.

Uma dieta variada e equilibrada ajuda a combater e diminuir os sintomas deste mal.
Ela afirma também que uma dieta que contenha peru e frango também ajuda a controlar o estresse, já que esses alimentos são fontes de triptofano, um aminoácido essencial que se transforma em serotonina.

E há uma série de outros nutrientes que contribuem para a diminuição do estresse e da ansiedade. São eles: as vitaminas C (frutas cítricas como acerola, laranja, limão) e B6 (fígado de boi, aveia, batata, arroz integral, levedo de cerveja), o ácido fólico (vegetais de folhas verdes, feijões, fava, vagens, brócolis, espinafre, gema de ovo, gérmen de trigo, carnes magras, fígado, peixe, laranja, limão) e o zinco (frango, peixes, carnes).

Para tentar aliviar uma situação tensa, a nutróloga dá uma dica: comer alguns biscoitos integrais, que começam a ser assimilados assim que ingeridos. "As primeiras quantidades de carboidratos passam à circulação sangüínea em poucos minutos, e em cerca de meia hora, a serotonina começa a agir".

Porém, nunca é demais lembrar: é fundamental ter uma alimentação completa e equilibrada, que conte com todos os grupos alimentares, nas proporções indicadas na Pirâmide Alimentar. E, para obter uma dieta personalizada e adequada às suas necessidades, consulte um nutricionista. Mantenha um dia-a-dia saudável e mande o estresse para longe!
Regina Mestre Amengual

Nenhum comentário: