9.23.2010

Tarefas manuais de uso repetitivo do polegar pode causar Rizartrose


Adaptação para facilitar descascar alimentos

A osteoartrite (OA) é uma doença articular, com ocorrência bilateral na maioria dos casos, acometendo ambos os sexos, na idade adulta. Os sintomas incluem dor, aumento de volume e comprometimento da força e função articular(1-2). Rizartrose é o termo para OA acometendo a articulação trapeziometacarpiana.
É mais freqüente no sexo feminino com sintomas relacionados com a execução de tarefas manuais de uso repetitivo do polegar com a preensão de força e pinça lateral(2).
O polegar é considerado o mais especializado dos dedos, sendo responsável por cerca de 50% da função manual. Sua anatomia e biomecânica proporcionam habilidade de oponência aos outros dedos, favorecendo a execução de manipulações(3). O acometimento pela rizartrose afeta a capacidade de realizar tarefas comuns, como descascar legumes, manipular chaves e artesanato(4).
O tratamento da rizartrose inclui abordagem medicamentosa, técnicas de alívio dos sintomas, orientação sobre proteção articular e conservação de energia e a criação e treinamento para o uso de "splints" e adaptações(4). A adaptação inclui modificação de tarefas, do método de execução e/ou do ambiente onde são executadas, com objetivo de manter ou melhorar as habilidades funcionais do indivíduo com limitações(A tarefa de descascar legumes requer força e repetitividade de movimentos do polegar, causando "estresse" da articulação trapeziometacarpiana, levando a sintomatologia relacionada à rizartrose e comprometendo a função manual (Figura 1). A adaptação aqui apresentada (Figura 2) visa auxiliar a execução de tarefas por esses pacientes (Figura 3), promovendo estabilidade da articulação, proporcionada pelo cabo do adaptador; diminuição de movimentos repetitivos do polegar e da força para execução da atividade, que será deslocada da movimentação do polegar para articulações mais fortes como o punho e o cotovelo. Ao melhorar a estabilidade, a adaptação melhorará a função e deve reduzir a dor, melhorando a qualidade de vida. A adaptação é facilmente encontrada em lojas de utensílios domésticos/comércios de utilidades em geral.
 Por Johanna NoordhoekI; Aline TorquettiII

Nenhum comentário: