11.17.2011

17 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DE COMBATE À TUBERCULOSE


17 de novembro - Dia Nacional de Combate à Tuberculose
No Dia Nacional de Combate à Tuberculose vamos conhecer mais sobre esta doença que ainda faz milhares de vítimas em todo o mundo!

Responsável pela morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo, a tuberculose continua sendo um problema a ser combatido. O Brasil registra anualmente mais de 100 mil casos da doença. Somente na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, são registrados 300 casos para cada 100 mil habitantes. Segundo o infectologista Jaime Rocha, a doença é transmitida por meio da inalação de gotículas provenientes de secreções de uma pessoa infectada.
Neste Dia Nacional de Combate à Tuberculose, vamos conhecer mais sobre este mal.
A tosse é um dos sintomas mais conhecidos da doença. Ainda segundo o médico, quando um portador de tuberculose tosse ou espirra, ou mesmo no próprio ato da respiração, esta pessoa dissemina no ar o bacilo, que é o responsável por infectar outras pessoas. Mas, é importante saber que a tuberculose tem tratamento e pode ser controlada. O tratamento é composto por uma combinação de medicamentos, que devem ser tomados por no mínimo seis meses. Atualmente, para os médicos, um grande problema é a resistência do bacilo aos medicamentos.
Para a médica Natasha Slhessarenko, além do tratamento, o processo de controle da doença deve contar com um diagnóstico rápido e eficiente, que pode ser através da detecção do bacilo da tuberculose no exame do escarro de uma radiografia de tórax que é capaz de demonstrar lesões no pulmão. “O controle da tuberculose é um caminho longo, que inclui ações do Governo, estudos e eficiência dos profissionais da saúde e a colaboração efetiva da população”.

A tuberculose conta com uma imunização, que é a vacina BCG, aplicada intradermicamente na região alta do braço da criança ao nascer. Esta vacina protege contra as formas graves de tuberculose, isto é, a meningite tuberculose e a tuberculose disseminada. A vacina faz parte do Programa Nacional de Imunizações.

Nenhum comentário: