11.14.2011

Paternidade melhora comportamento masculino

Pesquisa

Segundo pesquisa, a chegada do primeiro filho está relacionada à diminuição de comportamento agressivo e auto-destrutivo

Pais de primeira viagem abandonam comportamentos de risco após o nascimento do bebê Pais de primeira viagem abandonam comportamentos de risco após o nascimento do bebê (ThinkStock)
A paternidade é capaz de mudar o homem. Um estudo, publicado no periódico científico Journal of Marriage and Family, sobre a chegada do primeiro filho, mostra mudança significativa em comportamentos considerados agressivos, como envolvimento com criminalidade, e auto-destrutivos, como dependência de cigarros e abuso de álcool. Durante 19 anos, os pesquisadores acompanharam mais de 200 homens com idades entre 12 e 31 anos e que tinham comportamento de risco. Eles responderam questões sobre a prática de crimes, uso de tabaco, abuso de álcool e consumo de maconha.
Estudos anteriores já demostraram que o casamento pode mudar o comportamento negativo do homem, mas não haviam apontado quais eram os fatores afetados pela paternidade. “Ao desconsiderar o processo de envelhecimento e reponsabilidade natural, vimos que a paternidade foi um fator independente em contribuir para a diminuição da criminalidade, consumo de álcool e tabaco”, diz David Kerr, autor do estudo da Oregon State University.
Sabe-se que a idade e a maturidade também estão associadas a uma mudança de estilo de vida. Segundo a pesquisa, homens que se tornaram pais aos 20 anos mantinham comportamentos arriscados por mais tempo do que aqueles que tiveram o primeiro filho aos trinta anos. “Homens que tiveram filhos mais maduros foram capazes de se entregar à paternidade e abandonar hábitos negativos de vida”, explica Kerr. “A pesquisa sugere que a paternidade pode ser uma experiência transformadora, mesmo para os homens que têm comportamentos preocupantes”, afirma Kerr. “Há uma oportunidade única de intervir para conseguir uma mudança. Pais de primeira viagem parecem estar mais abertos a ouvir mensagens positivas e a tentar mudar o próprio comportamento.”

Nenhum comentário: