11.15.2011

Disfunção Temporo Mandibular (DTM)

faixa_saude.png

DTM PODE SER CAUSA DE CONSTANTES DORES DE CABEÇA

DTM pode ser causa de constantes dores de cabeça
Saiba mais sobre este assunto.

Dor de cabeça é algo que incomoda e pode causar transtornos bastante desagradáveis. Este distúrbio pode ser causado por diversos fatores, dentre eles a Disfunção Temporo Mandibular, mais conhecida como DTM. Esta é uma doença que atinge homens e mulheres em todo o mundo. Um estudo feito em Seatle, Estados Unidos, mostra que 85% das pessoas que procuram tratamento são mulheres na faixa dos 15 a 45 anos.
A  DTM pode ser provocada por vários fatores, entre eles a distensão dos ligamentos da mandíbula, dor nos músculos da mastigação, má oclusão, perda de dentes, o hábito de roer unhas, disco da mandíbula descolado ou mal posicionado e vários outros. Os sintomas mais comuns são os estalidos das mandíbulas, dores nas articulações da boca, cefaléia, dificuldades para abrir totalmente a boca, mudança na postura da cabeça, dor de ouvido, desgaste dos dentes, dificuldade para mastigar, zumbido.
Segundo o odontólogo Aldo Pedalino, especialista no tratamento da DTM, muitas vezes as pessoas convivem com a doença por décadas e não conseguem descobrir a causa. “Já vi casos que as pessoas que nem se lembravam mais quando as dores de cabeça começaram. Há pacientes que passaram por neurologistas, oftalmologistas, otorrinos, e não conseguiam identificar a causa da dor”, diz ele.
O odontólogo afirma que a DTM pode ser provocada por fatores genéticos, locais ou ambientais. “Há muitas pessoas que convivem com a dor de cabeça por anos e anos e nem imaginam que seja por causa da DTM. Algumas chegam a tomar antidepressivos que reduzem a dor, mas não tratam a causa. Por isso, fazemos um exame clínico minucioso, questionando os sintomas, horários em que a dor é mais freqüente, avaliamos a oclusão, a mordida e fazemos uma série de testes, inclusive com o eletromiógrafo, para avaliar os músculos da boca, os ruídos e movimentos mandibulares. Se as dores de cabeça são provocadas por estes fatores, em duas ou três consultas a pessoa já consegue sentir a diferença”, afirma Pedalino.
aldo@aldopedalino.odo.br

Nenhum comentário: