11.17.2011

Demora em cortar cordão umbilcal pode ser benéfico para o bebê

Espera de três minutos para cortar cordão umbilical pode ter benefícios para a saúde dos bebês

Em estudo com 400 recém-nascidos de gestação de baixo risco, os que passaram pela demora apresentaram maiores níveis de ferro no organismo

RIO - Você sabia que os bebês podem se beneficiar de um atraso no corte do cordão umbilical? Deixá-lo intacto por três minutos pode aumentar os níveis de ferro no organismo de uma recém-nascido e reduzir os riscos de anemia, mostra uma pesquisa. Geralmente, ele é cortado no primeiro minuto após o nascimento por causa da preocupação de que a demora cause icterícia. Mas pesquisadores dizem que não há evidências de que o atraso cause problemas e, pelo contrário, deveria ser tratamento padrão esperar antes de cortar o cordão umbilical.
Num estudo com 400 recém-nascidos de gestações de baixo risco, alguns tiveram os cordões cortados depois de pelo menos três minutos, enquanto em outros o tempo de espera foi de menos de dez segundos depois do parto.
Os bebês que tiveram o cordão cortado depois apresentaram melhores níveis de ferro aos quatro meses e menos casos de anemia. Pesquisadores suíços estimam que, para cada 20 bebês que tiveram os cordões cortados com atraso, um caso de deficiência de ferro seria evitado. Não houve efeitos adversos causados pelo atraso, eles disseram no estudo publicado online no site "BMJ" e reportado pelo site do "Daily Mail".
Sintomas de anemia no primeiro ano de vida podem incluir cansaço e batimentos cardíacos rápidos, no entanto, pode não haver sintomas. Se não for tratado a tempo, geralmente com suplementos de ferro, pode levar a problemas mentais e físicos permanentes.

O Globo

Nenhum comentário: