11.18.2011

Alimentos saudáveis

CONSUMIDORES SE CONSCIENTIZAM E INDÚSTRIAS APOSTAM EM ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS

Consumidores se conscientizam e indústrias apostam em alimentos mais saudáveis
Cresce a procura por alimentos que beneficiem a saúde. Diante desta realidade, as indústrias de alimento mudam o seu conceito e investem pesado em novos fórmulas. Confira!

:
Todo mundo fala tanto em alimentação saudável, que, às vezes, parece que esta história é apenas mais uma daquelas ladainhas que não saem do papel. Mas, para a felicidade geral de todos, desta vez as coisas não são bem assim. A busca por uma alimentação que caminhe de mãos dadas com a saúde está crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Pesquisas revelam que as pessoas estão tão preocupadas que acabaram se acostumando em ler os rótulos de tudo aquilo o que compram. "Fiquei muito mais criteriosa com a alimentação, especialmente depois que meu filho aprendeu a pedir os alimentos", relata a publicitária Julia Farina, mãe de Francesco, de 3 anos.
Realmente, quando se trata da alimentação das crianças, muitas mães se mostram criteriosas. "Tomo muito cuidado com a alimentação dele. As verduras, na maioria das vezes, são orgânicas e tento abolir, por exemplo, os produtos que contenham corantes artificiais, como no caso das gelatinas. Hoje só compro as que informam conter corante natural", completa a publicitária.
Com isso, a indústria alimentícia precisou mudar os seus conceitos e abraçar esta causa. O primeiro passo foi apostar nos Corantes Naturais. Algumas categorias de produtos no Brasil já desfrutam dos benefícios desses ingredientes, como por exemplo, recheios de biscoitos, salsichas, iogurtes, sorvetes, bebidas à base de soja, entre outros.
Os corantes naturais têm a finalidade de conferir, intensificar ou padronizar a coloração dos alimentos, já que alguns produtos, durante o processamento industrial, perdem a sua cor natural. Atualmente, os mais consumidos pela indústria alimentícia são Urucum, Páprica, Cúrcuma, Clorofila e Antocianinas. Segundo estimativas, a demanda mundial desses ingredientes cresce, em média, 5% ao ano, contra 2% dos chamados corantes sintéticos.
"O consumidor exige o alimento colorido. Isso porque a cor tem influência direta na sensação de que o produto está saboroso. Estudos indicam essa mudança de comportamento dos consumidores e a indústria busca atender essas expectativas", declara Paulo Roberto Nogueira Carvalho, pesquisador do ITAL (Instituto de Tecnologia dos Alimentos).
Extraídos da natureza, os corantes naturais contribuem para o desenvolvimento sustentável. A cadeia do cultivo desses ingredientes agrega pessoas no plantio, extração e em todo o processo gerando empregos e renda em diversos locais do mundo.
Conheça alguns exemplos de corantes naturais e suas aplicações:
Vermelho - Urucum
O corante de Urucum é extraído da semente da Bixa Orellana. Esta semente é cultivada na América do Sul e Central, Índia e África. Suas principais aplicações em alimentos são: colorífico ou colorau, queijo, salsicha, balas e confeitos, sorvete, manteiga, biscoito e recheio de biscoito.
Amarelo - Cúrcuma
O corante Cúrcuma é extraído da raiz da Curcuma Longa, que é cultivada em vários países tropicais como a Índia, China, Paquistão, Haiti e Peru. A raiz tem sido usada como especiaria por milhares de anos e é um dos principais ingredientes do condimento Curry. Aplicações típicas incluem produtos lácteos, balas e confeitos, sorvetes, produtos de panificação, etc.
Verde - Clorofila
A clorofila é o pigmento verde presente em todas as plantas capazes de realizar a fotossíntese e, como fonte para este corante, temos a alfafa, o espinafre e plantas verdes, em geral. O corante é aplicado em produtos nos quais se deseja a cor verde, como produtos lácteos, massas, balas e confeitos, recheio de biscoito, etc.
Roxo - Antocianinas
As antocianinas, pigmentos polifenólicos, podem ser encontradas amplamente na natureza. São hidrossolúveis e as fontes mais tradicionais são a uva, frutas vermelhas como framboesa e amora, a cenoura roxa e o repolho roxo. Dependendo da fonte, podem ser vermelho a azul. As principais aplicações das antocianinas são bebidas, preparados de frutas, balas e confeitos, sorvetes, molhos, etc.
 

Nenhum comentário: