11.18.2011

Pacote Menopausa: difícil de carregar!


As queixas são as mesmas: calores, irritabilidade, insônia, taquicardia, labirintite, entre outras ― é a menopausa chegando. A discussão é importante, pois muitas mulheres não sabem que, além dos sintomas descritos, também estão perdendo, com a queda de hormônios, a proteção contra as doenças cardiovasculares. Outras consequências desta perda são: a osteoporose, a pressão alta, a depressão, a perda da libido, enfim, uma mudança radical na vida das mulheres.
Neste momento se inicia a discussão sobre fazer ou não uma reposição hormonal. O tema já foi discutido inúmeras vezes, com vários trabalhos publicados mas muita polêmica. Até hoje as condutas médicas estão divididas pois, por um lado, as mulheres que a utilizam têm como benefícios a redução dos sintomas, evitam algumas doenças e mantêm a pele bonita e brilhante. Do outro lado estão aqueles que não recomendam a TRH (terapia de reposição hormonal), pois acreditam que ela pode trazer câncer de mama e mais doenças cardiovasculares (infarto e derrame).
A TRH deve ser evitada nas mulheres com problemas de coagulação, doenças do coração e histórico de câncer de mama. A conclusão é que muitos benefícios podem ser oferecidos pela TRH, porém depende dos riscos e do acompanhamento médico, pois cada mulher deverá ter uma conduta personalizada.
  Saúde da mulher

Nenhum comentário: