Brasília -  Para melhorar o clima, um presente. Assim, Joseph Blatter chegou ao encontro com Dilma Rousseff. O número 1 da Fifa entregou à presidenta da República um porta-retrato com uma foto do último encontro dos dois, onde Pelé também estava presente. A foto foi tirada durante o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo, em julho de 2011, no Rio de Janeiro.

A imagem registra o último encontro entre Dilma e Blatter. Desde então, a Fifa e o Governo Federal colecionam rusgas. A primeira foi com a publicação do texto da Lei Geral da Copa, em setembro. O projeto de lei com garantias à Fifa desagradou a entidade, que viu alguns pontos pedidos excluídos do texto. A partir daí, Dilma e Blatter não se encontram.
Foto: Divulgação Palácio do Planalto
Presidenta recebe Blatter em reunião com o Rei Pelé | Foto: Divulgação
A presidenta chegou a se reunir com o secretário-geral da entidade, ainda em setembro, em Bruxelas. O Governo Federal esperava que Blatter estivesse presente nessa reunião, o que não aconteceu.

Desde então, Blatter tentava, sem sucesso até agora, se reunir com a presidenta. A Fifa pretende aparar arestas com o Governo Federal para garantir alguns pontos na Lei Geral da Copa, como a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante o torneio, e ter um retorno sobre o andamento das obras no país.

Atraso real
Embaixador da Copa, Pelé foi o último a chegar no encontro desta sexta-feira, no Palácio do Planalto. O “Rei do Futebol” chegou 50 minutos depois dos outros convidados. Além de Pelé, Blatter e Dilma, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e Ronaldo, representando o COL (Comitê Organizador Local da Copa) estão na reunião.
As informações são do repórter Paulo Passos, do iG