3.12.2012

INTESTINO PRESO


Intestino preso: como resolver esse problema?


Frutas ajudam no combate ao intestino preso

Frutas ajudam no combate ao intestino preso
Foto: Harry Thomas Jr./ www.webrun.com.br

O conceito intestino preso (que também é conhecido como intestino preguiçoso, prisão de ventre, constipação, etc) tende a ser subjetivo, mas usualmente inclui: fezes endurecidas, esforço para evacuar, diminuição no número de evacuações habituais e sensação de eliminação incompleta das fezes. As causas mais comuns em indivíduos saudáveis incluem a ausência de resposta ao estímulo de defecar, ausência de fibras na dieta, ingestão insuficiente de líquidos, inatividade física e uso crônico de laxantes.

Saiba mais sobre fibras alimentares

A tensão nervosa, a ansiedade e uso de alguns medicamentos podem agravar o quadro. Porém, a constipação crônica pode resultar de uma variedade de distúrbios orgânicos e um médico deve ser consultado.

Este é um quadro que atinge de dois a 28% da população em países ocidentais. A vida moderna, os “fast-foods” e a falta de horários regulares para as refeições contribuem para esta condição. Uma a cada 200 mulheres jovens sofrem deste problema e apresentam uma piora do quadro nos períodos pré-menstruais (hormônios sexuais atingem níveis altos) e durante a gravidez (compressão do intestino pelo útero).

As dietas pobres em fibras resultam em um tempo de trânsito intestinal prolongado, permitindo uma maior absorção de água e a formação de fezes duras. As fibras alimentares são consideradas alimentos funcionais, pois apresentam benefícios para manutenção da saúde e prevenção de doenças. A utilização delas no quadro de intestino preso é de grande valia e elas apresentam grande vantagem em relação aos medicamentos, pois não viciam a mucosa intestinal e não apresentam efeitos colaterais. Porém, as fibras só têm efeito laxativo se houver grande consumo de líquidos ao decorrer do dia.

Alguns alimentos ricos em fibras são: farelos integrais, cereais integrais, grãos (trigo, aveia, milho), produtos integrais em geral, frutas e suco de frutas (exceto: maçã, goiaba e banana-maçã), verduras cruas e cozidas.

Algumas dicas para prevenir o intestino preso:

  • nunca ignorar o estímulo de defecar;
  • manter um horário para ir ao banheiro;
  • tomar café-da-manhã rico em fibras (granola, aveia, cereais);
  • realizar as refeições em horários regulares;
  • aumentar ingestão de fibras;
  • consumir 2 litros ou mais de líquidos por dia;
  • praticar atividade física.

    Suco laxativo - Segue abaixo a receita de um suco laxativo que pode ajudar bastante, devido seu alto teor de fibras:

    Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mamão picado
  • 1 colher de sobremesa de ameixa preta
  • 1 colher de sopa de farelo de trigo
  • 1 copo americano de suco de laranja

    Preparo: misture tudo e bata no liquidificador. 

  • Por Bruna Iasi

  • A prisão de ventre, também chamada de obstipação ou constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas. Esta, não deve ser considerada como uma doença, mas como um sintoma ou efeito de alimentação deficiente, estresse e outros problemas que fazem com que o organismo responda retendo as fezes por um período maior do que o normal. Em crianças a constipação pode vir acompanhada de outros sintomas, como o escape fecal e encoprese, ou seja, o ato de sujar as roupas íntimas involuntariamente.
    Estatisticamente, a prisão de ventre afeta mais as mulheres do que os homens[ devido a fatores hormonais e, no caso da gestação, pela compressão do útero sobre o intestino.

    Sintomas

    Causas

    Há várias possíveis causas para a ocorrência de uma prisão de ventre no indivíduo, já tendo-se apontado até 13. Tomando-se como base o ambiente industrial ocidental atual, as causas mais comuns são má alimentação, tanto no que diz respeito a carência de fibras quanto de líquidos, e influência ativa no ciclo de evacuação, i.e. a ocorrência de postergação do momento de evacuar para não ocorrer a interrupção de algum trabalho ou para se evitar banheiros públicos. A presença de fibras é importante para a evacuação, tendo em vista que sua ausência dificulta o deslocamento dos alimentos pelo intestino, enquanto a água ajuda a manter as fezes mais hidratadas, também facilitando o deslocamento. A falta de atividade física também é contada como possível causa, muito embora não se sabe exatamente o porquê. Outras causas incluem: efeito colateral de algum medicamento, estresse, depressão, doenças relacionadas ao cólon ou a o reto, ansiedade e pouco consumo de frutas e verduras.

    O tratamento da prisão de ventre, geralmente, consiste em corrigir as causas da irregularidade intestinal, como por exemplo:
    • Comer alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas frescas e vegetais. As fibras amolecem as fezes de uma forma natural. Alguns tipos de fibras absorvem a água como uma esponja, tornando as fezes mais maleáveis e de fácil evacuação.
    • Aumentar a ingestão de líquidos.
    • Beber chá ou água quente, pois podem estimular o funcionamento do intestino
    • Evitar o estresse.
    Aliado a essas medidas, podem ser usados também produtos naturais, como chás, ou industrializados, como o leite de magnésia, mas deve-se ter muito cuidado com os laxantes, pois eles podem causar sérios danos à saúde. Também deve ser observada a necessidade de se combater a doença e não seus sintomas.
    Vikipédia

    Prisão de ventre ou intestino preso. O que fazer?


    Por Conceição Trucom*

    A prisão de ventre ou intestino preso, é um problema bastante freqüente nos dias de hoje. Uma em cada 5 pessoas reclama que não evacua todos os dias, como seria o normal. Essa proporção duplica quando estamos falando somente das mulheres. Isso traz desconforto abdominal, excesso de gases e ressecamento das fezes, o que por sua vez pode gerar problemas no reto, como fissuras, sangramentos e dores para evacuar.

    Alimentação inadequada e vida sedentária são os principais complicantes para o aumento desse problema. Aquilo que é mais "fácil" e rápido de ingerir não é, definitivamente, o mais saudável. Sanduíches rápidos, frituras, refrigerantes, biscoitos e açúcar dominam cada vez mais o dia-a-dia do brasileiro. O aumento desse tipo de alimentação rápida é diretamente proporcional ao dos pacientes nos consultórios de doenças gastrintestinais.

    O tipo mais freqüente prisão de ventre é a chamada funcional. Outras causas, porém menos freqüentes, são hipotireoidismo, diabetes e uso de alguns medicamentos como analgésicos, antiácidos, antidepressivos e sais de ferro.

    Algumas pessoas tentam explicar esse problema como sendo hereditário. Entretanto, quando toda uma família tem dificuldade de funcionamento intestinal, o mais previsível é que todos tenham os mesmos maus hábitos que levam à prisão de ventre.

    1. Redução dos estímulos para evacuar

    É importante evacuar diariamente pela manhã. A milenar Tradicional Medicina Chinesa (MTC) já considerava isso, antes mesmo do surgimento da civilização ocidental. E por uma simples razão: é pela manhã que o relógio biológico sinaliza com o comando de eliminar excretos. Evacuar logo ao despertar alivia o metabolismo - limpa a área - para a plena captação (em todos os níveis de conscência) de todos registros do dia que se inicia.

    Existem 3 reflexos para evacuar e ativar o funcionamento intestinal diário e matinal:
    • reflexo ortocólico - quando acordamos e ficamos de pé;
    • reflexo gastrocólico - com a chegada do desjejum ao estômago, que se distende e avisa ao intestino ser hora de funcionar; e
    • reflexo colocólico - provocado pela entrada do bolo fecal no ceco.


    Os reflexos fisiológicos não passam pelo cérebro, porém, conscientemente o reflexo pode ser inibido. Muitas pessoas, apressadas, suprimem essa vontade.

    Quando, dia após dia, ano após ano, esses reflexos deixam de ser atendidos por restrição de tempo, eles se tornam quase imperceptíveis. Como reflexos fisiológicos, podem ser desenvolvidos novamente, pois mediante uma reeducação, o organismo pede reconquistar o hábito de evacuar todas as manhãs.

    2. Falta água - líquidos - na Alimentação diária

    Cerca de 65% do peso de um adulto é água!

    Sem água nada funciona bem, especialmente intestinos os rins. Água é alimento, aliás, depois do oxigênio, é o mais essencial dos alimentos. Ela cumpre também uma função importantíssima: a de transportar os nutrientes até às células que deles necessita e, retirar das células todos os seus excretos e subprodutos, encaminhando-os para os cinco sistemas excretores.

    3. Vida Sedentária

    A atividade física regular e responsável acelera o metabolismo basal, proporcionando um despertar, uma nutrição vital de todos os órgãos e sistemas. O sedentarismo leva à atonia, com enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.


    4. Baixo consumo de alimentos integrais e crus

    Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras, como as verduras (folhas verdes), frutas como o limão, laranja, tangerina, ameixa, figo, abacate, manga, mamão e uva, legumes como o xuxu e o brócolis, além de sementes como a linhaça e o gergelim.

    E uma excelente pedida é misturar estes alimentos no preparo de sucos desintoxicantes, tomados idealmente em jejum, imediatamente após seu preparo.

    Alguns chás são estimulantes do intestino, como o senne (Cassia angustifolia), porém, seu uso continuado não é indicado e vai perdendo seu poder laxante. Isso também ocorre com a maioria das fórmulas de laxantes (naturais e sintéticas), e só devem ser usados numa emergência e com acompanhamento médico.

    O que de fato corrige o funcionamento adequado do intestino é a mudança de hábitos como alimentação natural e desintoxicante, além da atividade física diária. Se a prisão de ventre não melhorar totalmente com essas medidas, não interrompa, pois leva um bom tempo para um organismo por demais debilitado se recuperar. E, importante, consulte um médico.

    Num país onde há produção abundante de frutas, verduras, legumes e sementes, tanto sol e clima adequado para uma caminhada, não tem porque existir esta endemia com tantas pessoas com intestino preso e barriga estufada.

    * Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

    Fonte: Doce Limão -

    A prisão de ventre é uma condição muito desconfortável que pode interferir seriamente em nossas vidas. Ela acontece quando, por uma razão ou outra, o sistema digestório de uma pessoa não funciona como deveria.  
    Nesta seção você poderá se informar a respeito do problema de constipação e de como este problema pode ser tratado.
    É importante lembrar que você não precisa necessariamente ir ao banheiro ao menos uma vez por dia. Algumas pessoas saudáveis precisam ir ao banheiro apenas três vezes durante a semana; outras, três vezes ao dia.
     "Estou com prisão de ventre?" - saiba mais..
    Na prisão de ventre, os músculos dos intestinos não funcionam corretamente: o movimento peristáltico pára temporariamente ou trabalha vagarosamente. Existem diversas causas para esse problema. As principais estão relacionadas à idade e ao sexo da pessoa.
     Causas da prisão de ventre - saiba mais.
    Pessoas diferentes sofrem com prisão de ventre em diversas formas. É importante entender a natureza da prisão de ventre que você sofre, pois só assim você poderá tratá-la da melhor forma. Dulcolax® sempre recomenda que você consulte seu médico para tirar todas as dúvidas sobre digestão, especialmente se você presenciar sintomas ou mudanças drásticas, como dor. Tipos de prisão de ventre - saiba mais.
    Qualquer pessoa que já sofreu com prisão de ventre sabe o quanto isso interfere em todos os campos da vida, além de provocar uma grande sensação de desconforto e inchaço, impactando também nossas questões emocionais. Tratamento a prisão de ventre - saiba mais.
    Dulcolax® alivia a prisão de ventre ocasional de forma efetiva. Mas, assim como todos os outros
    medicamentos,
    nenhum laxante deve ser administrado por longos períodos sem a recomendação de seu médico. Você
    percebeu que a
    prisão de ventre tornou-se um problema constante, ou que não responde a um tratamento?
    Ajuda médica profissional - saiba mais.
    Se você ainda possui dúvidas clique aqui para tirá-las.

    Nenhum comentário: