3.12.2012

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA, NA SAÚDE E NA DOENÇA

MULHERES SÃO MAIS FELIZES QUANDO O SOFRIMENTO É COMPARTILHADO

Mulheres são mais felizes quando o sofrimento é compartilhado
Pesquisa mostra que mulher fica mais feliz quando o parceiro percebe sofre junto.

Para uma mulher, nada melhor do que saber que o seu parceiro compartilha todos os momentos da sua vida, seja na alegria ou na tristeza. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é nos momentos mais tristes que as mulheres conseguem sentir um engajamento maior do parceiro e, consequentemente, ficam mais felizes e satisfeitas com o relacionamento.
Para chegar a esta conclusão os pesquisadores entrevistaram 156 casais de perfis diferentes. Destes, 102 eram casais mais jovens, étnica e economicamente diversificados, além de todos estarem em um relacionamento sério. A outra parte dos entrevistados era formada por casais mais velhos, de classe média e com fortes laços com a comunidade.
Todos tiveram que mencionar um acontecimento frustrante ao logo dos últimos dois meses. Depois, cada casal foi convidado a confrontar as declarações e discutir a relação em 10 minutos. Os pesquisadores concluíram que homens e mulheres têm percepções diferentes sobre os sentimentos que estão envolvidos num relacionamento. Para o homem, saber que a mulher está feliz basta. Já as mulheres precisam saber que não estão sofrendo sozinhas quando passam por uma crise.
Segundo o principal responsável pelo estudo, Shiri Cohen, PhD da Escola de Medicina de Harvard, o engajamento emocional do homem conta muito para a mulher. “Pode ser que para elas, ver o seu parceiro chateado reflita um certo grau de investimento e um engajamento emocional no relacionamento, mesmo durante tempos difíceis”, disse.

Nenhum comentário: