3.17.2012

Como ter um blog de destaque?

Existem centenas de milhares de blogs. Em todas as línguas, em todos os países. De todos os tipos, em todos os segmentos que você imaginar. Pense em um assunto, seja ele qual for, e pode apostar que existe blog falando sobre aquilo. Culinária, artesanato, educação, moda, beleza, cabelo, livros, sexo, blogs. Tem blog sobre tudo, e tem blog sobre nada.
Então eu me pergunto, e isso desde quando me dei conta da imensidão de blogs que existem: como ter um blog bom, que se destaque positivamente nesse mundo vasto e tão abrangente? Achei algumas respostas, que servem para mim, embora possam não servir para mais ninguém. Vamos falar sobre isso?
Para começar, o óbvio:

Fale sobre aquilo que gosta e entende

Parece simples, mas o que tem de blog por aí falando daquilo que não domina não está escrito! E "não está escrito" muitas vezes não é figura de linguagem, é fato! Apenas imagens copiadas e coladas de outros blogs ou sites. Sinto vergonha alheia quando vejo blogs de decoração, por exemplo, que colam fotos retiradas de sites russos dizendo que é a foto de casa… Ou então enchem o blog de imagens garimpadas net afora, sem uma palavra da blogueira, sem nada que aproxime a gente de quem edita o blog. Francamente, né?
Vou dar um exemplo extremamente positivo de blog que fala de decoração (entre muitas outras coisas, o blog é excelente), que usa algumas imagens garimpadas mas que tem personalidade, que mostra a blogueira em cada post: Espaço da Giu. Ela fala com o leitor acerca das imagens postadas, ela dá dicas e sugestões, ela aparece enfim. Veja lá como tenho razão.
 Então a dica é: fale do que gosta e procure entender cada vez mais sobre o que você quer postar. Aprenda, leia, pesquise. Não copie algo que viu ou leu e diga que é seu porque mais gente também viu, leu, e gostou.  Acredite, as pessoas sentem quando tem algo de falso no blog. Ah, sentem sim, e perder credibilidade é sentença de morte para um blog.

Encontre seu espaço

Mesmo com centenas de milhares de blogs existe espaço sobrando pra todo mundo. Sabe por que? Porque todo dia chega gente nova na blogosfera. Eu afirmo isso com toda a convicção pois toda semana recebo emails com perguntas que eu poderia ter feito quando comecei; perguntas básicas, feitas por quem está começando agora a blogar. Então, acredite: espaço tem.
Quando eu comecei a blogar tive este insight: falar de algo que ninguém mais falasse, de um jeito próprio e bem pessoal. E sabe qual meu assunto principal, que fez o blog se consolidar? Eu. Sim, eu sou o assunto. E um assunto que ninguém mais fala, diga-se de passagem rsrsrs
Claro que, com o tempo, eu desenvolvi outros assuntos (até porque sou muito comum, jamais sustentaria um blog só falando de mim) mas mantive o tom coloquial, pois senti falta disso quando comecei e lia grandes blogs.
Então, a dica é: tenha seu estilo, descubra-o e faça dele seu diferencial. Inspirar-se é legal, mas copiar o estilo dos outros pode ser uma furada. Vou citar um exemplo de estilo que destaca positivamente o blog: Joana Campos - De mim pra você e de você pra mim: a Joana tem um estilo todo dela, bem pessoal e que é o diferencial do blog. Isso faz o blog se destacar positivamente.

Escreva corretamente

E aqui começa a polêmica! Mas vou defender até o fim o capricho na escrita de um blog. Eu disse acima que tento manter em meu blog o tom coloquial, e isso é intencional pois quero manter a proximidade com você, querido leitor. Mas isso não significa que eu possa escrever de qualquer jeito, deixar passar erros graves de português e me recusar a melhorar. Blog cheio de erros está fadado ao fracasso. O conteúdo pode ser bom, mas se os erros forem demais os leitores se afastarão com certeza!
Alguém pode se justificar dizendo que pouco estudou, que não gosta de ler, que não acha que precise aprender e/ou melhorar… Eu digo o seguinte:
Eu pouco estudei, ou como diz o Alexandre: eu pouco fui à escola. Já falei disso algumas vezes, veja aqui por exemplo. Pois bem: isso não quer dizer que eu não possa aprender. E não há melhor maneira para aprender como escrever do que ler. Simples assim: "quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê."
E outra maneira de aprender é aceitar correções bem intencionadas. Eu cometo erros, claro. Seja de digitação, seja de concordância, seja de grafia. E sou corrigida por amigos. Uma vez a Fernanda Reali me corrigiu e ainda pediu que eu não ficasse brava… tinha graça ficar brava, né? Fico grata. Outra que já me corrigiu foi a Renata Peixoto, amiga querida. Como disse, aprender sempre, isso faz a gente ser melhor e ter um blog melhor.
Então a dica é: leia muito. Leia livros pois tem muita coisa escrita de modo sofrível na net. E busque aprender, busque melhorar. Vou indicar um blog muito bom, da Maria Lúcia, que pode ajudar, e muito, a quem deseja escrever melhor: Flor do Lácio. No blog ela dá dicas preciosas sobre "… a última flor do Lácio, inculta e bela…"
E nada de cair no extremo oposto e usar uma linguagem que o leitor médio não consiga assimilar. Seja natural. Escreva bem, mas sem exageros. Ah, por favor: não orkutize nem msntize seu blog.

Não engane

Sem muitas explicações, simplesmente não engane. Não diga que o texto é seu se não for. Não deixe que os leitores pensem que o texto é seu se não for. Não copie coisas sem autorização. Não minta dizendo que a foto é sua. Não copie a receita do livro Dona Benta e diga que é sua, as pessoas saberão.

Para encerrar, algumas dicas:
  1. Não use a técnica manjada e duvidosa do "estou te seguindo, me segue de volta"; isso queima seu filme com blogueiras sérias;
  2. não comente posts sem ler, só pra fazer média. Acredite, as pessoas percebem. Não assassine seu blog fazendo esse tipo de propaganda negativa.
  3. Não cole o mesmo comentário-padrão em 2458 blogs diferentes no intuito de conseguir visitas para seu blog: a gente sabe de cara quando um comentário é Ctrl+c/Ctrl+v. Imagine o constrangimento de ver o mesmo comentário em dezenas de blogs! Eu, hein…
  4. Gostou de um post e quer divulgar? Use as diversas redes sociais para isso.
  5. Não copie e cole em seu blog dizendo que está divulgando; não está, está apenas plagiando, com ou sem link.
  6. E sempre, sempre mesmo, peça autorização para citar partes de um texto escrito por outro blogueiro. As pessoas sabem, vai por mim.
E a credibilidade, nesses casos, é como virgindade: perdeu? Já era. Pode fazer plástica, mas sempre vai ter gente sabendo que é falsa…
Chegou até aqui? Parabéns pra você! Saiba que este é outro fator que ajuda um blogueiro se tornar relevante e ter sucesso com seu blog: ler de fato.
E você? Tem outras dicas sobre como ter um blog de destaque? Diz aí…


Por Eliane Garpareto

Saiba ainda como bombar  o seu Blog
Ter um blog em destaque sem nenhum investimento de fato esse é o pensamento da grande maioria dos blogueiros existentes na internet. É nítido que a possibilidade de conseguir bons rendimentos com seus blogs é o maior estimulante que os blogueiros tem para continuar com suas atividades ou muitas vezes até para iniciar suas atividades.

Com certeza um fato que passa pela cabeça de todos os blogueiros existentes é até onde é possível chegar com seus blogs, com uma situação que estimo que seja mais de 99% dos blogs existentes na web: Investimento zero.
Ao longo de algum tempo tenho ficado antenado com o crescimento da blogosfera e o surgimento de novos blogs, e entendo que é totalmente possível se destacar em meio à multidão. Existem alguns fatos que podem ser cruciais e decisivos no sucesso de um blog.

investimento
Pratique SEO
É indiscutível que os mecanismos de busca tem influência determinante em blogs. Muitas vezes, as visitas provenientes à mecanismos de busca podem chegar a 80% das visitas de um blog bem conceituado na internet. E é neste segmento que entra o SEO. Uma boa otimização de seus blogs sem dúvidas lhe trará bons resultados. enha Conteúdo
Esta é uma das dicas mais batidas que já vi na internet, mais sem dúvidas a mais verdadeira. Blog sem contéudo jamais chegará a movimentar grandes números, tanto de audiência quanto de receita. Portanto, estudem e escrevam posts de qualidade, que agreguem contéudo a quem lê. Coloque-se na situação de seus leitores e faça a seguinte pergunta: Este conteúdo agrega mais informações do que as dezenas de milhares de blogs existentes?

Divulgue-se
A divulgação considero um fator importantíssimo também e que vem logo abaixo do conteúdo de qualidade. Não adianta também temos um excelente contéudo se os leitores não sabem de nossa existência. Portanto, cadastrem-se em mecanismos de busca, diretórios, participem de redes sociais e fóruns. Apareça! Como indicação, existem dois posts que listam os principais mecanismos de busca e diretórios:
Tenha dinamismoOutro fator importante que possibilita o crescimento de um blog é o dinamismo de um autor. Autor comodado normalmente não se da muito bem. Portanto, avalie constantemente se seu template é adequado, se seu dominio facilita para seus leitores, se sua audiência estagnou. Muitas vezes algumas ações são necessárias para retomar o rumo do crescimento. Aqui vou dar algumas dicas de posts que pode auxilia-lo neste quesito:
O que fazer quando a audiência de seu blog estacionou?
Registrar um domínio – O que fazer para diminuir o impacto?


Faça Parcerias

Fazer parcerias com outros blogueiros, principalmente se forem do mesmo nicho, com certeza alavancará o crescimento de seu blog e muitas vezes pode trazer bons frutos como por exemplo uma melhoria de pagerank. Porém tome cuidado sobre o que é uma verdadeira parceria. Neste post eu falo um pouco sobre o assunto:
Parcerias de sucesso – O primeiro passo para um blogueiro empreendedor?

Promova a interatividade
Cada vez mais os leitores esperam de blogs espaços para sua participação. Ter um blog que envolva seus leitores poderá ser um diferencial. Promova campanhas, enquetes e etc. Tudo que tiver participação de seus leitores são bem-vindos, pois fideliza-os e faz naturalmente com que seu conteúdo seja cada vez mais adaptado à necessidade de quem o segue.
Conclusão
Finalmente, após percorrer todo esse post continuo afirmando com convicção que é perfeitamente possível conseguirem ter um blog de sucesso mesmo com investimento zero. Não espere que o resultado aparecerá do dia para a noite e que tudo será mil maravilhas. Tenha muito domínio sobre o tema de seu blog e tenha ciência que é necessário muito trabalho para se chegar à algum lugar. Tendo isso, sejam perseverantes e mantenham sempre motivados.

Nenhum comentário: