3.12.2012

GASES INTESTINAIS

Descubra quais alimentos mais causam mais gases intestinais e por quê.

Vamos falar de um problema que com certeza já afligiu todo mundo em algum momento da vida: excesso de gases intestinais.

Eliminar flatos, conhecido popularmente como peido ou pum, às vezes muito mal cheirosos, é normal e acontece a todo mundo. Porém, algumas pessoas apresentam esporadicamente uma eliminação de gases mau cheirosos com frequência elevada, geralmente associado a dor de barriga.

O ser humano elimina diariamente até 1,5 litros de gases pelo ânus em uma frequência de 10 a 20 flatos por dia. Boa parte deles pode passar despercebida.

Os gases do sistema gastrointestinal são compostos basicamente por cinco elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de carbono ( CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Os cinco juntos somam 99% dos elementos presentes no pum.

E qual deles é o responsável pelo mal cheiro? Nenhum, são todos basicamente inodoros. A culpa também não é das fezes. O pum não tem mau cheiro porque passa fezes antes de ser eliminado. O que causa mal cheiro é o 1% restante de gases, compostos principalmente por enxofre. O principal é o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio). Isso explica por que nem todos os puns tem cheiro ruim. Se não houver um aumento da produção de gases com enxofre, o pum pode não ter cheiro ruim.

ExcessoEntão, de onde vem os gases? Eles são basicamente produzidos pelas bilhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas.

Quais alimentos causam mais gases intestinais?

Alguns tipos de carboidratos são mais difíceis de serem digeridos no intestino delgado e por isso chegam em grande quantidade ao cólon, onde são metabolizados pelas bactérias. Os principais carboidratos mal digeridos são os oligossacarídeos.

Os alimentos que mais causam gases são:

- feijão
- ovos
- cerveja (escura)
- leite
- batata
- milho
- farelo de trigo
- brócolis
- aspargos
- alho
- repolho
- bebidas gaseificadas
- couve-flor
- cebolas
- refrigerantes

Na grande maioria dos casos, o excesso de gases intestinais não indica nenhuma doença, não importando se tem ou não odor forte. Os sinais de gravidade estão na presença de outros sintomas associados como perda de peso, anorexia, anemia, sangramentos e diarreia crônica.

Falta de exercício físico, constipação intestinal, intolerância a lactose (um carboidrato presente no leite) e alteração da flora bacteriana normal por uso prévio de antibióticos também podem causar aumento da produção de gases. Sexo anal passivo é outra causa.

O enxofre que causa o odor desagradável normalmente é produzido após ingestão de proteínas. A carne de porco, por exemplo, costuma causar flatos com cheiro forte.

Ansiedade pode acelerar o transito intestinal, levando mais alimentos mal digeridos ao cólon e fornecendo mais substrato para as bactérias que produzem gases.

Como evitar os gases intestinais?

Existem pastilhas de carvão ativado, à venda em farmácias, que ajudam a neutralizar os gases intestinais. ATENÇÃO: se você toma medicamentos regularmente, o carvão ativado pode inativá-los, sendo contraindicado nesses casos.

O mais importante é equilibrar a dieta, praticar exercícios e reduzir o estresse. Uma dica em relação ao feijão é deixá-lo de molho durante a noite e trocar a água antes de cozinhá-lo. É importante a identificação dos alimentos que causam gases. O que pode causar gases em mim, não necessariamente causará em você.

No caso dos arrotos (eructações) a principal causa é o ar engolido durante as refeições. Quanto mais rápido se come, maior é a quantidade de ar deglutido. Engolir saliva, fumar, mastigar chicletes (pastilha elástica para os outros lusófonos) e falar enquanto come, também causa deglutição de ar. Obviamente bebidas gasosas aumentam as eructações.

Pessoas ansiosas, principalmente durante crises apresentam deglutição de grande quantidade de ar, chamado de aerofagia, que causa desconforto abdominal por distensão do estômago, que por sua vez, leva a mais ansiedade.

Leia o texto original no site MD.Saúde: GASES INTESTINAIS http://www.mdsaude.com/2008/12/gases-intestinais-o-que-o-pum-o-que-o.html#ixzz1oxUHprPm

Nenhum comentário: