3.16.2012

Olhar melhora o paladar

Ver fotos de alimentos calóricos melhora percepção do paladar

Em estudo, imagens de pizzas ajudaram voluntários a avaliar melhor um sabor neutro


Imagens de alimentos com alto teor de carboidrato melhoram percepção do paladar
Foto: Divulgação
Imagens de alimentos com alto teor de carboidrato melhoram percepção do paladar 
RIO - Você sofre com a ideia de que sua dieta precisa ter mais verduras e legumes do que alimentos como pizza? Pois uma pesquisa publicada na última quinta-feira na revista “PLoS ONE” mostrou que olhar fotos de comidas com alto teor de carboidrato, como pizzas e pastéis, faz as refeições parecerem mais gostosas. Para os cientistas, o resultado evidencia a importância da visão na nossa percepção do paladar e pode ajudar no tratamento de distúrbios do apetite.
Durante o estudo, as pessoas que olharam fotos de pizza ou pastel relataram que os alimentos tinham gostos melhores do que quem viu imagens de uma melancia ou vagem. Foram 14 voluntários que, após observarem as fotos, passaram por um teste elétrico de sabor - um pulso que estimula a língua mas com gosto neutro, nem bom nem ruim. Eles então foram questionados por pesquisadores do Centro de Pesquisas Nestle, na Suíça, para avaliar o sabor e a intensidade da sensação provocada.
- Os resultados evidenciam que sinais de alimentos de alta caloria melhoram a avaliação positiva de gostos posteriormente apresentados - comentou ao site do jornal britânico “Daily Mail” o coordenador da pesquisa, Johannes le Coutre.
Le Coutre e sua equipe também estudaram imagens de regiões do cérebro relacionadas ao paladar e que foram feitas durante o experimento, o que também reforçou a percepção positiva daqueles que viram as fotos de pizzas, em detrimento de vagens e melancias.
O estudo fornece novas informações sobre interações intermodais sensoriais subjacentes ao gosto e, provavelmente, avaliação de alimentos e consumo. As neuroimagens também deram pistas sobre como o cérebro processava o sabor e a visão para produzir a apreciação do alimento - o que pode ter implicações para o tratamento de distúrbios do apetite.
O Globo

Nenhum comentário: