3.17.2012

Faça sua própria história e Seja Feliz

Voce será uma  pessoa melhor na vida se conseguir associar o termo em frances "savoir faire" com a expressão em ingles "fair play". Antonio Brandão

"savoir faire"  é a inteligência do saber fazer e o "fair play" é como gerenciar o produto do trabalho bem feito com qualidade.  Todo bom chef de cozinha  não sabe somente cozinhar bem. 

Há mais de duas décadas de caminhada na senda do autoconhecimento, aprendi que a maior alegria da jornada da vida consiste simplesmente em viver, sem grandes apegos, nem muitas ambições.
Obviamente, não é pecado sonhar ou desejar ter mais. No entanto, quem conhece a verdadeira natureza humana sabe que aquilo que nos tornamos ao longo da vida, reflete exatamente a nossa essência mais profunda. Aquilo que temos e aquilo que somos no momento, representam nosso maior tesouro porque seguramente está em alinhamento com o padrão indelevelmente gravado em nossa alma.
Um grande mestre espiritual sabiamente afirmou que o nosso tesouro estará sempre onde estiver nosso coração.
Há um ditado africano que diz: “somos o que somos porque somos o que somos”. Isso parece uma redundância, mas reflete uma sabedoria excepcional. Demonstra a grande realidade existencial de que cada um de nós compõe a sua própria história, trazendo à tona a somatória daquilo que somos, em essência.
Na verdade, não somos tanto aquilo que desejamos ou pensamos, mas aquilo que sentimos em nosso coração. Obviamente, quando falo do coração, não estou me referindo ao órgão físico, mas da sede da alma dentro de nós. Algo de superior que não se limita aos profanos desejos ou aos pensamentos efêmeros produzidos pela mente.
Na realidade, o que norteia nossa vida proporcionando experiências boas ou ruins, vem sempre da alma, de um ponto oculto dentro de nós onde o que prevalece é, e sempre será, nossa verdadeira natureza.
Há algo de mais elevado dentro de nós que não nos permite ser ou ter, nada mais do que aquilo a que estamos preparados para ser ou ter. É como se uma imensa sabedoria estivesse governando nossas vidas de tal forma a dar tudo aquilo que estejamos aptos a receber. Nada mais, nada menos. O Universo é como um pai generoso, porém exigente em sua conduta, dará mais somente quando  certificar-se de que você sabe gerenciar o que tem agora.
Você pode até achar que merece mais do que tem agora. E é verdade: você merece muito mais e pode ter. Mas para isso precisa se transformar em algo melhor, internamente.
Você tem o poder de mudar a sua vida através da aquisição de uma nova concepção de mundo. No entanto, não se engane: sua realidade exterior sempre refletirá a soma de tudo aquilo que você for capaz de colocar em sua essência. Nem menos, nem mais.
Assumi um compromisso comigo mesmo de dizer sempre a verdade nos meus artigos, independente do impacto que isso possa causar nos meus leitores. Por isso, quero afirmar, com absoluta convicção que “ser” é e sempre será mais importante que “ter”. Aliás, todos os grandes mestres espirituais afirmaram isso.
Como todo ser humano que vive debaixo do sol, eu vivo em contato com pessoas de diferentes naturezas. Mas, o que mais me deixa perplexo é a capacidade que as pessoas têm de agir com uma astúcia deprimente, vivendo uma superficialidade absolutamente falsa, querendo demonstrar – o tempo todo - o que não são, em essência. Nisso concentram todo seu foco e dissipam grande parte de sua energia, desperdiçando a chance de experimentar o lado verdadeiramente bom da vida.
Obviamente, não quero ser demagogo ou visionário para acreditar que podemos ser autênticos o tempo todo.
Não!
Ninguém vive o tempo todo sem máscaras, diante de uma sociedade extremamente moldada pela hipocrisia. Mas também não se pode viver em função da mentira. O esforço contínuo elevado ao extremo para se demonstrar uma coisa, sendo outra, leva a um desequilíbrio progressivo que acaba em desencanto pela vida, doença, vício e depressão.
A sua essência verdadeira não pode ser reprimida em nome de uma realidade superficial que você criou para representar, seja para agradar os outros ou para satisfazer o seu alter ego.
Aja diferente!
Deixe um pouco de lado as coisas do mundo. Seja você mesmo o mais que puder e você será feliz e terá paz.
A grande maioria das pessoas que fazem meus treinamentos e cursos online, testemunham uma mudança muito profunda em suas vidas. Porém, muitos assumem que, surpreendentemente, suas conquistas se baseiam em algo diferente daquilo a que se propuseram inicialmente. Isso ocorre porque, sutilmente, transformo o foco inicial do “ter” para o “ser”. Obviamente, sei que as pessoas anseiam por ter mais. Sabedor dessa tendência meramente objetiva, faço uma boa mídia nesse sentido, enfatizando nos futuros participantes a perspectiva de se ter mais. No entanto, ao longo do desenvolvimento dos módulos, as pessoas vão assimilando a mensagem abstrata que demonstra que ser é melhor, bem melhor do que ter. No final, maravilhados, reportam experiências extraordinárias adquiridas através da prática do autoconhecimento. Em outras palavras: descobrem-se a si mesmos como são. E ficam felizes por perceber que os outros não são mais, nem menos, apenas diferentes.
Repetindo: “Seja você mesmo o mais que puder e você será feliz e terá paz”.
Para colocar em prática o que você acabou de ler, faça o treinamento online disponibilizado no link abaixo. São mais de três horas de áudio inédito de minha autoria, complementados com textos e vídeos distribuídos ao longo de trinta dias de prática. Experimente livremente a primeira semana de acesso gratuito.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Sejam felizes minhas filhas

Talvez o que seja felicidade para nós, pais, não seja felicidade para os filhos. Talvez o que sonhamos para eles não seja aquilo que eles queiram realizar. O importante é darmos a eles os instrumentos e uma estrutura emocional que os ajude a alcançar seus próprios objetivos.

Por amor aos filhos, sonhamos e criamos expectativas, e também por amor a eles temos que deixá-los sonhar e ajudá-los a ser o melhor que podem ser. Para isso, não basta apenas amor e boas intenções. São necessárias informações, esclarecimentos, atenção, observação, dedicação e reflexão.

Aos pais apaixonados e bem intencionados a estarem também bem instruídos, podendo ser o melhores pais. Reflexão sobre as expectativas que temos em relação aos nossos filhos e como estas podem favorecê-los ou prejudicá-los na construção de sua própria história. Seja Feliz, Meu Filho acolhe a angústia de pais que se sentem desorientados e preocupados com a educação e a felicidade dos filhos.

SEJA FELIZ MEU FILHO
Içami Tiba