3.14.2012

SAÚDE BUCAL

MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE BUCAL

Mitos e verdades sobre a saúde bucal
Escovar os dentes logo após a refeição é o correto? Confira mitos e verdades sobre a saúde bucal.

Cuidar da saúde da sua boca é tão importante para o seu bem-estar quanto fazer um chek-up. Afinal, é importante saber que uma boca bem cuidada estará livre de cárie, doenças gengivais, halitose e câncer de boca. É importante saber que uma boca má cuidada pode Para o cirurgião-dentista e Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da UNIBAN, Hugo Lewgoy, ainda há pessoas que não sabem a técnica ideal para escovar os dentes, não conhecem os produtos mais eficazes e exageram na quantidade de pasta e antisséptico oral.
“São detalhes imprescindíveis que podem prevenir ou erradicar a cárie e evitar outras doenças periodontais (que afetam as gengivas) ou até mesmo problemas cardíacos,” informa Lewgoy.
Para elucidar algumas dúvidas comuns a qualquer pessoa, seguem alguns mitos e verdades relacionados à saúde bucal.
Escovar os dentes imediatamente logo após as refeições
Mito. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o Ph dos alimentos e bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, têm pH inferior a 5,0. Portanto, são ácidos e causam erosão, ou seja, perda da estrutura dental (cálcio).
Usar uma boa quantidade de pasta dental
Mito. A escova com pasta dental desgasta mais o esmalte do que a escova sem pasta. Ela, na verdade, é desnecessária. No entanto, caso ela seja utilizada, deve-se usar uma dose pequena, como o tamanho de uma ervilha, por exemplo.
É necessário escovar a gengiva e a língua

Verdade. Desde que seja com uma escova ultramacia para não causar uma retração gengival, deve-se passar a escova 50 % sobre a gengiva e 50% sobre a estrutura dental, em um ângulo de 45º. A língua também deve ser higienizada, pois é nesta região que as bactérias ficam alojadas. A higienização deve ser feita diariamente, preferencialmente todas as manhãs com um higienizador.

A higienização noturna é a mais importante

Verdade. À noite, quando a salivação diminui, deve-se fazer a escovação mais minuciosa, pelo menos por 10 minutos. No entanto, a língua é o melhor sensor para saber quanto tempo deve-se escovar os dentes. Deve-se passá-la em todos os dentes para sentir em qual ponto falta fazer a higienização.

A escova interdental é mais eficiente do que o fio dental

Verdade. O fio é bom para remover detrito alimentar fibroso, como uma carne, por exemplo. Contudo, ele não limpa a região côncava entre os dentes. Por isso, deve-se usar a interdental pelo menos uma vez ao dia.
Cárie é uma doença crônica

Segundo o especialista, a cárie é considerada a doença crônica mais comum do mundo. Estima-se que aproximadamente cinco bilhões de pessoas, ou seja, 88 % da população mundial tenha cárie, a ponto de esta doença ser considerada como uma verdadeira epidemia.

OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM A SUA ESCOVA DENTAL

Os cuidados que você deve ter com a sua escova dental
Para ter uma boca limpa e saudável, não basta apenas se preocupar com a escovação. É preciso manter a sua escova longe das bactérias!

Parece até clichê, mas será que você sabe cuidar da sua escova de dente corretamente? Embora todo mundo passe a vida escutando os dentistas falarem o que é certo e o que é errado, parece que sempre nos esquecemos de colocar as dicas em prática.

O que muitos não sabem é que a falta de cuidado com as escovas dentais pode trazer diversos problemas à saúde. Além da conhecida cárie, o acúmulo de bactérias pode ser responsável pela gengivite e, até mesmo, a gripe.

Por isso, chega de preguiça e coloque em prática as dicas do Prof. Dr. Hugo Roberto Lewgoy,
membro do GEO - Grupo de Estudos em Odontologia da UNIBAN e Professor do Curso de Especialização em Dentística e Estética da ABO / Associação Brasileira de Odontologia.
Aprenda a fazer a sua higiene bucal e a limpar e guardar a sua escova de dente:

- Antes de iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão;

- Faça um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos, pois isto diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior. Se houver restos de alimento presos entre os dentes, estes também devem ser removidos antes da escovação, com o auxílio do fio dental;

- Prefira escovas com mais de cinco mil cerdas. Lembre-se que é preciso lavá-las com água corrente e aquecida;

- Após o término da escovação, deve-se remover o excesso de água com uma pequena batida da escova sobre a palma da mão ou na borda da pia do banheiro;

- É importante a aplicação em gotas de um algum antisséptico bucal, de preferência, à base de clorexidina 0,12% normalmente utilizado para bochechos;

- Coloque, então, o protetor de cabeça que deve ter a sua parte interna também embebida pela solução antisséptica;

- Em seguida, a escova pode ser guardada dentro do armário fechado do banheiro, evitando encostar uma escova na outra. O antisséptico ficará agindo durante todo o intervalo entre as escovações, promovendo uma desinfecção eficiente;

- Um ponto fundamental é que antes da próxima escovação, você deverá repetir todo o processo, ou seja, a escova deve ser novamente muito bem lavada e enxaguada em água corrente para a remoção dos resíduos do desinfetante utilizado e também para a remoção dos micro-organismos eliminados.

Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problema pode afetar sistemas cardiovascular, respiratório e, principalmente, locomotor

Rio - Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas, como o cardiovascular, o respiratório e, principalmente, o locomotor.

“O micro-organismo entra pela corrente sanguínea e segue para outros órgãos, especialmente aqueles já fragilizados por outro tipo de infecção”, explica o dentista Rafael Metropolo, da Academia Europeia de Ossointegração. “Problemas na gengiva são os principais causadores dos focos bucais”, complementa o especialista.

Série de doenças

De acordo com médicos do esporte, até 30% das lesões musculares dos jogadores profissionais de futebol são originadas de focos dentários. Além das lesões, esportistas e pessoas sedentárias ainda podem desenvolver série de doenças a partir dos focos dentários, como a asterosclerose, o enfarte e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

“Atualmente, a medicina bucal é fundamental para o tratamento de lesões. Não apenas o aspecto cárie, mas os problemas infecciosos e os traumatismos nesta área podem dificultar e muito a recuperação de uma lesão muscular aparentemente simples”, destaca o ortopedista José Luiz Runco, médico da Seleção Brasileira e do futebol profissional do Flamengo.

A atenção com a saúde bucal deve ser redobrada em mulheres grávidas, já que a presença de vírus e bactérias no organismo acentua a perda de peso e pode levar até a um parto prematuro.

Cuidado com as inflamações

A única forma de evitar focos dentários é a prevenção. Pressões na arcada dentária por sisos e cáries — que podem evoluir para infecções odontogênicas a partir da entrada de bactérias —, além de inflamações nas gengivas, devem ser tratados com atenção.

“É importante ir ao dentista. Pela estrutura do trabalho, jogadores de futebol profissional, principalmente, acabam se cuidando mais. O problema é quando falta atenção à saúde bucal”, observa o ortopedista José Luiz Runco.

“Se o paciente for saudável em relações bucais, tem boa chance de se prevenir dos focos. O ideal é fazer revisão com o dentista de seis em seis meses, pelo menos”, diz Rafael Metropolo.

Cuidados com saúde bucal rendem frutos


Para evitar transtornos com seus jogadores, o Flamengo investe na saúde dental. A equipe juniores tem acompanhamento constante de uma dentista. O investimento tem rendido bons frutos: na última temporada, só um jogador teve suspeita de focos dentários.

O atacante Lucas, de apenas 19 anos, sofreu três lesões na coxa. “A equipe médica logo desconfiou que fosse problemas nos dentes, mas felizmente o dentista disse que minha saúde dentária estava ótima”, conta o jogador.

Saiba mais

 

Como os adolescentes podem manter dentes saudáveis e brilhantes?

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância. Independentemente do uso de aparelhos ortodônticos, o importante é:
  • Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, para remover a placa bacteriana , que é a principal causa da gengivite e das cáries.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana instalada entre os dentes e sob a linha da gengiva. Se a placa não for retirada diariamente, pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada e de aparência desagradável.
  • Limitar a ingestão de açúcar e alimentos que contém amido, principalmente os pegajosos (que grudam na superfície dos dentes).
  • Consultar o dentista periodicamente para um exame profissional detalhado e uma limpeza ou profilaxia.
Uma boca asseada e bem cuidada não somente prolonga a vida dos dentes como também faz o indivíduo se sentir bem, com hálito fresco e um sorriso mais bonito.

Sobre que assuntos especiais, relacionados com os dentes, os jovens deveriam estar informados?

Problemas dentários podem acontecer na adolescência e, infelizmente, eles realmente acontecem. Com mais informações sobre temas que afetam a saúde bucal, as escolhas se tornam mais fáceis.
  • Ortodontia - Muitos adolescentes e pré-adolescentes precisam usar aparelhos para corrigir os dentes mal posicionados ou muito juntos, e o mau alinhamento das arcadas. É mais difícil cuidar de dentes que não se ajustam bem. Esses dentes correm o risco de precisarem ser extraídos e causam um esforço extra nos músculos da mastigação. A avaliação de um Ortodontista poderá determinar se você precisa usar aparelho e qual o tratamento correto. O uso de aparelho exige uma escovação ainda mais rigorosa.
  • Protetores bucais - Se você pratica esportes, estes protetores são indispensáveis para proteger seu sorriso. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são feitos para evitar que eles sejam traumatizados, que os lábios sofram cortes ou que outros possíveis danos ocorram na sua boca. Se você usar aparelho ortodôntico ou prótese na arcada inferior, seu dentista poderá sugerir que você também use um protetor para os dentes inferiores.
  • Nutrição - A alimentação tem um papel fundamental na sua saúde bucal. Os açúcares e amidos em muitos alimentos e bebidas contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte do dente. Reduza a ingestão de lanches e refrigerantes. Cada vez que você consome alimentos e bebidas que contém açúcar ou amidos, os ácidos atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. A adoção de uma dieta equilibrada, baseada noscinco grupos de alimentos, pode fazer uma grande diferença para a saúde de sua boca. Como lanche, escolha alimentos nutritivos, como , por exemplo, queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
  • Fumo - Se você não fuma ou nem mastiga tabaco, resista e não comece com esses hábitos. Eles podem manchar seus dentes e gengivas, tornar mais forte a mancha do tártaro que se acumula nos dentes e produzir mau hálito, além de outros problemas de saúde. Com o passar do tempo, o fumo e o hábito de mastigar tabaco aumentam o risco de gengivite e câncer na boca. Se você faz uso do tabaco, informe seu dentista e seu médico e avise-o se houver qualquer problema bucal.
  • "Piercing" na boca - Apesar da sua popularidade, este tipo de "piercing" pode causar complicações tais como infecções, sangramento incontrolável ou danos a um nervo. Você também corre o risco de engasgar com os pinos e argolas. As jóias de metal podem danificar seus dentes e sua gengiva. Se estiver pensando em fazer "piercing" oral, fale com seu dentista. Ele poderá ajudá-lo a fazer uma escolha mais segura.
  • Distúrbios alimentares - A bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso que, muitas vezes, resulta em vômitos) são problemas graves de saúde que afetam diretamente a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar, que pode levar ate à morte e deve ser tratado com um psicólogo. Se você tem - ou acha que tem - um distúrbio deste gênero, fale com seu médico.

O que fazer para deixar meus dentes mais brancos?

Uma boa limpeza ou profilaxia, feita por seu dentista, remove a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de um creme dental branqueador especial também pode ajudar a remover estas manchas até o momento da sua próxima consulta. Se seus dentes estiverem manchados há muito tempo, é possível que você tenha que fazer um tratamento profissional para branqueá-los.
As manchas internas podem ser branqueadas ou recobertas (coroa). Todos estes métodos são seguros e trazem bons resultados. Seu dentista poderá recomendar o tratamento apropriado que depende do estado dos seus dentes e dos resultados desejados.
 
Para manter a boca saudável é indispensável que você tome alguns cuidados com a sua saúde. Seguindo algumas regras e criando hábitos de higiene, você evitará não só as cáries, mas também outras doenças ligadas a má higiene da boca, além de ter dentes saudáveis.

Aprendendo a Escovar os Dentes

Que devemos escovar os dentes após as refeições, todos nós sabemos, mas a questão é se realmente fazemos da forma correta.
O modo correto de limpar os dentes é: escovar as superfícies dos dentes da parte superior virados para a bochecha, em seguida, o mesmo processo deverá ser repetido nos dentes inferiores; escove as partes superiores usadas na mastigação; não se esqueça das superfícies da parte interna dos dentes inferiores e superiores. Para completar escove a língua.
Higiene Bucal
Higiene Bucal
A escova de dentes mais recomendada pelos dentista é aquela de cerdas macias (remove melhor a placa bacteriana) e com a cabeça menor, o que facilita alcançar os cantos internos da boca.
Para que a escova de dentes seja eficaz, você deverá trocá-la a cada 3 meses, quando ela apresentaE sinais de desgastes, e uma outra dica, depois de uma gripe forte curada é melhor trocar a escova, para evitar uma nova contaminação através das bactérias que se alojam nela.

A Importância do Uso do Fio Dental

O uso do fio dental pode não ser o suficiente para uma boa higiene bucal, é preciso usá-lo de maneira correta.
Limpeza dos Dentes
Limpeza dos Dentes
Veja como!
  • Use a cada limpeza pelo menos 40 cm de fio dental, sendo que uma parte dele deverá ficar enrolada nos dedos.
  • Ele deverá ser manuseado entre os dentes de cima para baixo, de baixo para cima.
  • Não force o fio dental contra a gengiva, passe nos cantos, mas suavemente.
  • Não use em vários dentes a mesma parte do fio dental, é melhor usar um pedaço para cada um.
  •  

O Uso do Enxaguante Bucal

Para completar a boa higiene da boca, conclua o processo usando um enxaguante bucal, de preferência com flúor. Ele auxilia no combate da placa bacteriana, do mau hálito, na formação das cáries, pois consegue alcançar onde a escova de dentes não chega.
Saúde Bucal
Saúde Bucal
 

Os Problemas Mais Comuns da Boca

É muito importante cuidar da saúde da boca para evitar problemas, como cáries, placas e tártaros. Um outro tipo muito comum é a inflamação das gengivas, que na maiorira dos casos ocorre pela má escovação, por isso os resíduos de comida acabam inflamando a gengiva, deixando-a vermelha e muito sensível.
Sensibilidade dental e mau hálito também são problemas bucais muito comuns, que afetam muitas pessoas. No caso da sensibilidade, os fatores desencadeadores podem ser tantos, podem ter sido provocados, até mesmo, por bebidas ácidas.
Procure manter a rotina das consultas de controle ao dentista e uma boa higienização dos dentes,  pois esse é um ótimo modo de manter a boca sempre saudável.


BOCA SECA PODE CAUSAR CÁRIES E INFECÇÕES

Boca seca pode causar cáries e infecções
A boca seca pode desencadear doenças como cáries e infecções. Saiba como evitar este incômodo.

A incômoda sensação de boca seca requer mais atenção do que podemos imaginar. Além de
‘roubar’ todo o paladar e o sabor dos alimentos, compromete a saúde oral, causando cáries e outros problemas como infecções periodontais e inflamações gengivais. Segundo o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, a produção de saliva ajuda a prevenir cáries e outros problemas bucais ao limitar a proliferação de bactérias na boca e lubrificar o ambiente bucal.

Para o especialista, além da boa escovação dos dentes e do uso de fio ou fita dental, a saliva contribui para a eliminação de algumas bactérias e diminui a acidez da boca, além de ressaltar o paladar. As enzimas salivares também colaboram com a digestão. “A boca seca – ou xerostomia – age na contramão, sendo que a pessoa pode apresentar mau hálito, lábios ressecados, dor de garganta, alteração no paladar, dificuldade na fala, dificuldade de engolir alimentos e, principalmente, aumento de cáries, infecções periodontais e inflamações gengivais – resultando na perda total dos dentes naturais caso não recorra a um tratamento adequado”, disse Bueno.
Para ele, boca seca é um fenômeno relacionado com várias situações, como as relacionadas com o desdobramento do uso de medicamentos ou com situações que comprometam a respiração bucal, às doenças autoimunes e a alguns tratamentos médicos. “Trata-se de um efeito colateral relacionado com mais de 700 drogas conhecidas, entre antidepressivos, anticolinérgicos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos, diuréticos, analgésicos, relaxantes musculares e muitas outras. Mas, também, há fatores emocionais – como estresse – que podem desencadear xerostomia, bem como condições específicas que levam ao quadro de boca seca, como tratamento de câncer, síndrome de Sjögren, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, Aids e até diabetes”, explica.
Ainda segundo o especialista, é preciso procurar a ajuda de um cirurgião-dentista tão logo a pessoa sinta as primeiras alterações da mucosa oral, já que a boca seca pode evoluir para lesões, feridas bucais mais severas ou favorecer a perda dos dentes. “Esse paciente tem de ser examinado frequentemente, porque tem um risco bastante aumentado de cáries ou de doenças das gengivas e precisa, portanto, de aplicações tópicas de flúor e manutenção de boca desinfetada para prevenir o agravamento desses quadros”, disse.

Para estimular a produção de saliva naturalmente e evitar tantos problemas é preciso beber muito líquido, consumir alimentos que estimulam o fluxo de saliva e refrescam o hálito, como a rúcula, o agrião, aspargos, jiló, salsão, hortelã, maçã, pêra, mastigar bem cada alimento e parar de fumar.

CÂNCER DE BOCA ATINGE MAIS DE 14 MIL BRASILEIROS POR ANO

Câncer de boca atinge mais de 14 mil brasileiros por ano
O câncer de boca tem tratamento, mas a prevenção ainda é a melhor alternativa. Saiba mais.

No ano de 2010 o câncer de boca atingiu 14.120 pessoas no Brasil, segundo números do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com este dado alarmante, deste total, 10.330 são homens e 3.790 mulheres. No dia 14 de outubro, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional contra o Câncer de Boca, com a finalidade de conscientizar a população sobre este tipo de câncer que possui tratamento. A doença atinge homens e mulheres com mais de 40 anos.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais comum em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca atinge principalmente as pessoas que fumam e que bebem com frequência. Atividades sexuais também estão entre os fatores de risco.
A doença acomete os pacientes em várias partes do rosto e isso inclui os olhos, bochechas e orelhas. O tratamento é a retirada das áreas atingidas e o implante de próteses e tecidos. Entre os sintomas deste câncer estão: o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço.
Com a chegada do verão, é preciso ter muita atenção com os lábios. Para prevenir o câncer de lábio deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção. O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
Segundo especialistas, a melhor maneira de evitar o câncer de boca é manter uma vida saudável e o autoexame da boca, que pode e deve ser feito diante de um espelho. É fundamental procurar por alguns dos sinais citados acima. Ainda de acordo com especialistas, a taxa de mortalidade do câncer de boca gira em torno de 13%, considerada alta para os padrões da doença. A visita ao dentista deve ser periódica.
Tratamento
Segundo o Inca, a cirurgia e/ou a radioterapia são os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

Escolhendo um dentista

Visita ao dentista
Como escolher meu dentista?
Um bom início é pedir referências para as pessoas em quem você confia: seus amigos, membros de sua família, conhecidos, colegas de trabalho, seu farmacêutico ou omédico da família. Pergunte a eles com que tipo de dentista fazem o seutratamento dentário (clínico geral ou especialista), há quanto tempo tratam com este profissional e como é o relacionamento que mantém. É importante que você escolha um dentista com quem você se sinta bem.

Prevenção
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

  • Dente quebrado
  • Cárie profunda

  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.


Como é tratado o canal?


O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:


  • Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
  • Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.

  • Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

  • A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é
    inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.

  • Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver
    fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

Qual a durabilidade de um dente restaurado?


Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.

Divulgação Colgate
  • Como escovar - Passo 1 Polpa do dente danificada
    por uma cárie profunda.
  • Como escovar - Passo 2 A polpa é removida e os
    canais são limpos antes de
    serem preenchidos.
  • Como escovar - Passo 3 A cavidade é preenchida
    e selada.

Coroas

Prevenção
O que são coroas e Próteses fixas (pontes)?
Tanto as coroas como as próteses fixas são cimentadas no dente ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas diariamente.
As coroas e próteses fixas por serem cimentadas nos dentes existentes ou em implantes só podem ser removidas pelo dentista.


Como funcionam as coroas?
A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes no arco. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante, dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural, a fim de que este possa desempenhar suas funções. As coroas de porcelana ou cerâmica podem combinar com a cor natural de seus dentes. Outros materiais usados são o ouro e as ligas de metal, o acrílico e a cerâmica. Estas ligas metálicas são geralmente mais resistentes que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e atraente.
Seu dentista pode recomendar uma coroa para:
  • Substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente;
  • Proteger um dente enfraquecido por fraturas;
  • Restaurar um dente fraturado;
  • Ligar uma prótese;
  • Cobrir um implante dentário;
  • Cobrir um dente descolorido ou deformado;
  • Cobrir um dente que tenha sofrido um tratamento de canal.
Divulgação Colgate
  • Porcelana fundida ao metal.
    Porcelana fundida ao metal.
  • Coroa de ouro fundido.
    Coroa de ouro fundido.

Como funcionam as próteses fixas (ou pontes)?

A prótese fixa pode ser recomendada se você tiver perdido um ou mais dentes. Falhas deixadas por dentes ausentes podem fazer com que os dentes remanescentes girem ou se movam para os espaços vazios, resultando em uma mordida errada. O desequilíbrio causado pelo dente ausente também pode levar à gengivite e à disfunção da articulação temporomandibular ( ATM ).
As próteses fixas são comumente utilizadas para substituir um ou mais dentes ausentes. Elas preenchem o espaço onde não há dentes e podem ser cimentadas aos dentes naturais ou implantes próximos ao espaço vazio. Estes dentes, chamados de pilares, servem de âncoras para as pontes. Um dente substituto denominado pôntico é soldado às coroas que revestem os pilares. Assim como ocorre com as coroas, você poderá escolher o material utilizado para as pontes. Seu dentista poderá ajudá-lo a decidir levando em consideração a localização do dente ausente (ou dentes ausentes), a sua função, os aspectos estéticos e o seu custo. As próteses fixas de porcelana ou de cerâmica devem ter a mesma cor que a natural dos dentes.

Como são feitas as coroas e próteses fixas (pontes)?

Antes de se fazer uma coroa ou prótese fixa, o dente (ou dentes) deve ser reduzido em seu tamanho de modo que a coroa ou ponte se encaixe perfeitamente sobre o preparo. Após a redução do dente/dentes, seu dentista fará um molde exato para a confecção da coroa ou ponte. Se a opção for por porcelana, seu dentista escolherá a cor exata da coroa ou da ponte que combine com a cor dos demais dentes.
A partir deste molde, um laboratório de prótese dentária (protético) fará sua coroa ou ponte, no material especificado pelo seu dentista. Uma coroa ou prótese provisória será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto a coroa ou prótese fixa permanente está sendo feita. Quando estiverem prontas as definitivas, a coroa ou prótese temporária são removidas para que a nova seja cimentada sobre o dente ou dentes já preparados.

Qual a durabilidade das coroas e próteses fixas (pontes)?

Embora as coroas ou pontes possam durar uma vida toda, algumas vezes elas se soltam ou caem. O passo mais importante para garantir a longevidade de sua coroa ou ponte é possuir uma boa prática de higiene bucal. A ponte pode perder seu apoio se os dentes ou osso que a sustentam forem danificados por doenças. Mantenha suas gengivas e dentes saudáveis, escovando com creme dental com flúor e utilizando o fio dental diariamente. Visite, também seu dentista regularmente, para exames e limpezas profissionais.
Para prevenir o dano em sua nova coroa ou prótese fixa, evite morder alimentos duros, gelo ou outros objetos duros.
Divulgação Colgate
  • Os dentes próximos ao espaço são preparados.
    Os dentes próximos ao espaço são preparados.
  • A ponte é montada e ajustada para adaptação e conforto.
    A ponte é montada e ajustada para adaptação e conforto.
  • A ponte é cimentada na posição.
    A ponte é cimentada na posiçã



Para escolher bem seu dentista, você pode também:
  • Ligar para uma associação de dentistas e solicitar uma lista dos profissionais recomendáveis.
  • Fazer uma busca na Internet. A cada dia aumenta o número de dentistas que têm sites onde explicam seus métodos de tratamento.

Que tipo de dentista eu estou precisando?

Os profissionais com formação geral são treinados para fazer todo tipo de tratamento e podem, se for preciso, indicar um dos especialistas relacionados abaixo:
  • Odontopediatra: especializado no atendimento de crianças.
  • Endodontista: diagnostica e trata de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares (muitos dentistas gerais também fazem tratamentos de canal).
  • Protesista: especializado na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais conhecidas como dentaduras.
  • Patologista bucal: usa procedimentos laboratoriais para diagnosticar problemas bucais. Também é especializado em odontologia forense.
  • Cirurgião bucal/maxilofacial: remove cistos, tumores e dentes. É preparado para corrigir fraturas ou outros problemas que exijam tratamento cirúrgico, inclusive da articulação temporomandibular ( eATM ). Esses profissionais também usam métodos de cirurgia plástica para eliminar ou reduzir problemas do maxilar e da face.
  • Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos.
  • Periodontista: especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da gengiva.

Como se tornar um dentista?

Para se tornar um Dentista, é necessário ingressar num curso de Odontologia reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)e pelo Conselho Federal de Odontologia. O curso tem duração de 5 anos ou 10 semestres e dá direito a licença pelo Conselho Federal de Odontologia, através do nº de CRO, emitido pelo Conselho Regional de Odontologia de seu estado. Após o término do curso, geralmente realiza-se um curso de especialização, onde o dentista escolhe uma das áreas da Odontologia para atuar Ortodontia, Periodontia, Odontopediatria, Cirurgia, entre outras).

Nenhum comentário: