3.13.2012

Circuncisão pode proteger contra câncer de próstata


Procedimento impediria infecções e inflamações capazes de causar a doença

RIO — Uma pequisa conduzida no Centro Fred Hutchinson de Pesquisa do Câncer, em Seattle, no estado de Washington, concluiu que a circuncisão realizada antes da primeira relação sexual masculina pode proteger contra o câncer de próstata. Publicado na revista on-line “Cancer”, da Sociedade Americana do Câncer, o estudo sugere que o procedimento pode impedir que ocorram infecções e inflamações capazes de levar à doença.
Já está comprovado que infecções podem levar ao câncer, e a pesquisa sugere que infecções transmitidas sexualmente podem causar o desenvolvimento de câncer de próstata. Da mesma forma, sabe-se que algumas infecções podem ser prevenidas pela circuncisão, por tornar o prepúcio mais rígido e eliminar o a umidade que costuma ficar sob esta pele, o que pode facilitar a sobrevivência de patógenos. Portanto, a operação poderia prevenir alguns casos de câncer de próstata, diz Jonathan L. Wright, MD, principal autor da pesquisa. Além de pesquisador do Centro Hutchinson, ele também é professor-assistente de urologia na Escola de Medicina da Universidade de Washington.
No trabalho, foram analisadas informações a respeito de 3.399 homens (1.754 com câncer de próstata e 1.645 saudáveis). Entre aqueles que foram circuncidados antes da primeira relação sexual, a possibilidade de ter o tipo de câncer de próstata menos agressivo foi 12% menor do que entre os não circuncidados. No caso dos tumores mais agressivos, a redução de risco no primeiro grupo foi de 18%.
— Embora tenhamos partido apenas de observação, estes dados sugerem que um mecanismo biológico plausível, através do qual a circuncisão pode reduzir o risco de câncer de próstata — disse Wright, acrescentando que ainda é preciso fazer novas pesquisas para confirmar a conclusão.

O Globo

Nenhum comentário: