3.16.2012

Quando a Paixão Acaba


  • Quando a Paixão Acaba

  • Se tem algo mais difícil do que terminar um relacionamento, é terminar um relacionamento com quem se ama porque a paixão acabou. E isso acontece mais do que você possa imaginar. De repente, você olha para aquela pessoa linda ao seu lado, aquela que te ajudou tanto, que te acompanhou em boas risadas e que ficou do lado nos choros mais doídos - mas nada mais vibra por dentro. Você até tenta, mas seus olhos, apáticos, se recusam a brilhar como já brilharam tantas vezes. O sexo de repente passou a ficar tão morno, que dormir juntinho passa a ser quase sempre uma opção mais interessante. As discussões antes de casal, agora passam a ser como implicância de irmãos. Alguma coisa mudou nesse amor.
    A situação de ter que dizer na lata do outro que você simplesmente se desapaixonou, é tão dura que tem gente que preferiria mil vezes ter sido traído para ter um motivo real para terminar. Tem gente que tem tanto medo de enfrentar esse momento, que se recusa a tomar atitude e vai levando o namoro nas coxas, até que o outro diga a tão doída frase: Não te quero mais. Funciona assim como o funcionário que quer ser mandado embora e avacalha no trabalho. Mas o que nem sempre é fácil de se lembrar, é que o primeiro e o último amor é o amor próprio. E quem se ama sabe que precisa buscar ao máximo o estado da paixão – porque ela dá brilho na vida.
    Tem gente que diz que é impossível estar apaixonado todos os dias. Eu discordo. O real observador da vida, é um eterno apaixonado por ela. É como morar de frente para o mar e não contemplá-lo todos os dias – você fica automaticamente tão grato pelo privilégio de estar perto de suas águas todos os dias, que sente quase uma necessidade vital de agradecer. É assim que temos que ver a pessoa com a qual escolhemos caminhar ao lado. Porque se for pra ficar com um amor mais-ou-menos, daqueles melhor-isso-do-que-nada, melhor ficar sozinho. Se dentre um universo de pessoas você escolheu aquela para dar as mãos, que ela seja tão especial que você, toda noite, ao fazer carinho na cabeça dela antes de dormir, pense – Obrigado por esse privilégio. Escolher abrir mão disso, é escolher viver uma vida opaca.
    Por isso, cuide do seu amor para que consiga se re-apaixonar todos os dias, ou deixe-o ir na hora em que o encantamento se for. Seguir com um relacionamento opaco só vai fazer com que você leve essa falta de brilho para outras áreas da sua vida, e que deixe de abrir portas que poderiam te fazer cair apaixonado de novo. Em nome do respeito que devemos a alguém que nos acompanhou em uma fase da vida, precisamos saber deixar ir. O verdadeiro amor se mede na renúncia – você entende que ama aquele ser quando sabe a hora de deixá-lo para que ele seja mais feliz. Assim, você permite que páginas sejam viradas e que novas histórias surjam.

    Tem sempre aqueles pessimistas que insistem em afirmar que é impossível viver anos com alguém e ainda manter a paixão – não acredite neles. Acredite que a paixão se renova, se recicla, se transforma. Mas que não precisa se apagar. Vai ter sempre alguém pra tentar de fazer ver o lado ruim da vida, mas fortes são os que, apesar de tudo, ainda enxergam as coisas boas – e são gratos por elas. Vai ter sempre alguém que vai olhar aquele sol alaranjado tingindo o céu se pondo, e vai reclamar que o brilho cega seus olhos. Mas pra esses, não adianta explicar mesmo. São poucos os que entendem a importância das sincronicidades da vida.
     via


    Quando a paixão acaba... o que fazer?



    A falta de romance e paixão é muito comum nos casamentos, nos relacionamentos longos e desgastantes. O sinal de perigo aparece quando o outro começa a se interessar pelo sexo posto. Desejo de se apaixonar novamente. A intimidade gostosa do casal desaparece. Tomar banho juntos, fazer amor, trocar de roupa perto da pessoa amada vão se tornando cada vez mais raros no relacionamento amoroso.

    Podem surgir traições, flertes isolados, brigas e desentendimentos. Os dois não tem mais prazer em ficar juntos. Não conversam e surgem aqueles silêncios desconcertantes.

    Existe solução para a crise do relacionamento? Sim, mas é preciso estar atento aos primeiros sinais de crise. O ressentimento pode ser uma das causas do término da paixão. Na hora da intimidade, não consegue se soltar e o parceiro pode sentir como desinteresse sexual. Na memória dessa mulher, as lembranças marcantes das brigas, dos gritos e das ofensas. Ela não comenta com o companheiro seus sentimentos de desagrado. Há muitas formas de se comunicar desagrado sem ofender ou magoar a pessoa amada. E, nem sempre, o homem percebe a mágoa ou ressentimento.

    O homem e a mulher fazem uma leitura diferente do relacionamento. O cansaço pode transformar o homem amoroso naquele amante que gosta das relações "rapidinhas." A mulher interpreta como falta de amor. No entanto, se ela comunicar à pessoa amada que faz questão de romance e preliminares, tudo pode mudar. A mulher consegue fingir orgasmo também. Ela finge que correu tudo bem e permanece insatisfeita. O homem, por causa de sua própria estrutura anatômica e biológica, não pode fingir o orgasmo. Alguns sofrem de ejaculação prematura, o que torna o relacionamento sexual pouco gratificante para a mulher.

    Se o casal não reaquece o amor, vem a acomodação. Os dois se acomodam e o relacionamento fica morno e sem graça. Não há mais interesse em agradar o outro e melhorar a relação. Outros problemas podem dificultar o relacionamento: falta de dinheiro, ciúme intenso, problemas familiares, alcoolismo, etc. Até a preguiça pode favorecer a acomodação principalmente na hora da intimidade. A conquista e a sedução fazem parte do passado. Por que me esforçar em agradar a pessoa amada? Ela estará sempre ali. Não vou perde-la. Será? Tem tanta certeza de que o amor dura para sempre? A falta de fé pode esfriar a paixão. Os dois não acreditam mais que o relacionamento pode melhorar e superar a crise. Se perdem a crença no sucesso do relacionamento, para que a perseverança?

    O que é o romance no relacionamento? Por que alguns casais conseguem manter o termômetro aquecido mesmo depois de muitos anos de vida em comum? Não há receita pronta. Nota-se nesses casais, muito diálogo e carinho. O respeito mútuo e o carinho no dia a dia, mantém a chama acesa e são o suporte para os problemas que todo casal enfrenta. O romance tem que fazer parte do dia a dia do casal. É na imaginação que ele começa. A pessoa precisa estar bem com ela mesma e , principalmente, admirar o companheiro ou companheira. Como sentir paixão ou atração por uma pessoa que você não admira mais e nem acha mais atraente? Se a crise chegar no ponto culminante do ódio, da violência e da falta de respeito, talvez a melhor solução seja o fim do relacionamento.

    Pequenos gestos cativam o outro. Cativar - uma palavra mágica dentro do relacionamento. Não há mais interesse em cativar o outro. Uma falsa segurança de que a pessoa amada já está fisgado, faz com que o casal se acomode. O romance continua , mas o casal fantasia outro relacionamento.

    "Queria me apaixonar por alguém. Só para sentir aquela coisa gostosa em meu coração."- afirma, Joana, 50 anos, vinte anos de casada. Arrasta um casamento desgastado e não sente mais vontade de lutar para melhorar o relacionamento.

    A fantasia do romance e da paixão muda de foco. A pessoa amada se torna o amigo, o esposo ou então apenas o provedor do lar. Muitos casais se surpreendem quando descobrem a traição de um deles. Costumam afirmar: "Nossa, estava tudo bem entre a gente e ele me traiu."- diz a mulher. "Ela me surpreendeu. Pensei que era feliz."- afirma o homem traído.

    Aceitar que o outro tem defeitos, mas também tem qualidades, ajuda na superação dos obstáculos do dia a dia. Manter sempre a sensação de que o outro precisa ser cativado, admirado e respeitado.

    A diferença no ritmo sexual do relacionamento pode acarretar discussões e insatisfação. O homem procura a mulher e sempre a encontra cansada. A mulher é sempre fogosa e o homem procura desculpas ou chega tarde em casa.Essas dificuldades sexuais podem ser conseqüência da falta de amor e interesse em melhorar o relacionamento.

    Alguns namoros antigos transformam-se em amizade. Param de fazer amor e começa o interesse por outro parceiro. Certos relacionamentos devem terminar para a própria saúde emocional do homem e da mulher. Adiam o término com receio de mudanças, questionamentos.

    Quando você descobrir qualquer sinal de crise em seu relacionamento, fique atento! O primeiro passo é o diálogo aberto e sincero. Sinceridade deve ser a tônica. Certas chamas estão apenas adormecidas e quem deseja romance tem que fantasiar romance. Muitos procuram em outro parceiro, o romance que não encontra no relacionamento atual. E , nem sempre essa é a solução. Tem que se aparar as arestas, investigar as causas. Qualquer relacionamento no início é pontuado de paixão e romance. Quando os defeitos do outro começam a aparecer, pode vir a frustração. Queremos mudar o outro. Desejamos que ele se comporte com nossa ótica e nosso ponto de vista. Não estamos maduros para o amor. Desejamos com apego, grudamos no outro como nossa tábua de salvação.

    O Amor é frágil, mas pode superar qualquer imprevisto e obstáculo, quando nasce no coração das pessoas maduras.

    Veja alguns sinais de prenúncio de crise em seu relacionamento:


    * Diminuição ou falta de interesse sexual.

    * Falta de prazer em estar com a pessoa.

    * Mentiras, traições.

    * Interesse por outra pessoa.

    * Perda da admiração e atração pelo parceiro.

    * Discussões freqüentes.

    * Agressividade, falta de respeito.

    * Não há interesse em cativar o parceiro.

    * Silêncio prolongado.

    * Preguiça de fazer amor.

    Os relacionamentos passam por várias fases. Em algumas fases, o casal parece mais unido e mais feliz. Noutras, a relação parece morna. Nem sempre significa uma crise. Depende de como o casal lida com as frustrações, defeitos do outro e as expectativas. Depende da capacidade de dar amor e receber e da maturidade emocional do homem e da mulher.

    Se você observar alguns dos itens abaixo, fique atento. Só você deve saber se quer ou não investir na relação. Não desista ante à primeira dificuldade. Em certos casos, uma terapia de casal ajuda bastante durante períodos de crise. Algumas pesquisas científicas apontam que se casais vencem as crises mais difíceis, o relacionamento se torna bem melhor durante os próximos cinco anos.


    Sandra Cecília

    Nenhum comentário: