10.10.2012

8 DICAS PARA MANTER A SAÚDE BUCAL EM DIA

8 dicas para manter a saúde bucal em dia
Como ter um sorriso perfeito!

O cabelo é a moldura do rosto, a pele é a paisagem e os dentes,  o detalhe final. Logo, como podemos deixar de cuidar desta parte do nosso corpo? Engana-se quem pensa que os problemas bucais se resumem às cáries! A falta de cuidado com os dentes influenciam a nossa saúde como um todo e podem causar doenças cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, doenças gengivais, halitose e até mesmo câncer oral.

"A cárie, por exemplo, que é um dos problemas mais conhecidos, afeta 88% da população mundial. Mas, há outras patologias que devem ser evitadas. Não adianta ter dentes bonitos se a gengiva estiver comprometida, com a coloração alterada, ou a língua com acúmulo de saburra", alerta o Cirurgião-Dentista e Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da Uniban Anhanguera, Dr. Hugo Lewgoy.

Veja 10 dicas para uma higiene oral perfeita:

1- Escolha uma escova dental de boa qualidade. Elas devem ser do tipo ultramacias e com uma grande quantidade de cerdas, preferencialmente acima de cinco mil. Recomenda-se sempre trocar de escova a cada dois ou, no máximo, três meses.

2 - Antes de se iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão. Um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado, pois diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior.

3 - Utilize pouca pasta ou creme dental. O importante é a escova e não o creme dental. A pasta não deve ser abrasiva e sempre ser utilizada em uma pequena quantidade (semelhante a um grão de ervilha).

4 - O fio dental é um poderoso aliado para prevenção das doenças orais, porém, devido à região localizada entre os dentes ser côncava (como um prato de sopa), o fio dental não é 100% eficiente.

5 - Para a escovação da região localizada entre os dentes (região proximal) é fundamental a utilização de uma escova interdental do tipo Prime. Apenas as escovas interdentais conseguem remover ou desorganizar a placa bacteriana desta área de forma completa.
6 - A técnica correta de utilização da escova interdental é no espaço entre dois dentes, com a inserção da ponta da escova de forma inclinada em direção à gengiva, junto ao chamado colo do dente. Deve-se localizar e inserir a ponta da escova na entrada do espaço entre dois dentes. Nos dentes superiores inclina-se a escova um pouco para cima e nos dentes inferiores inclina-se a escova um pouco para baixo. Este acesso deve ser realizado de forma delicada com uma pressão suave e sem forçar a escova.

7 - A limpeza da língua também deve fazer parte de uma higiene bucal, principalmente para prevenir a halitose, que atinge cerca de 70% da população e pode ter causas multifatoriais, porém, na maioria das vezes (mais de 90%) está relacionada com fatores localizados na boca, principalmente pela presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua chamada de saburra lingual. A solução é realizar diariamente a higienização da língua e a remoção da saburra lingual com higienizadores linguais plásticos do tipo CTC que removem a saburra lingual sem machucar a língua e sem provocar ânsia e náuseas, de uma forma muito mais eficiente do que as escovas normais.

8 - O uso de antissépticos promove o chamado controle químico do biofilme oral, porém, ele só deve ser utilizado em casos específicos e sempre sob orientação profissional. Estes produtos também podem ser recomendados em casos de pacientes com dificuldades operacionais temporárias, dificuldades motoras, pacientes especiais, enfim, sempre que o controle mecânico estiver prejudicado. Porém, quando a desorganização da placa é realizada de forma eficiente, os antisépticos são totalmente dispensáveis.

Nenhum comentário: