10.10.2012

Terapia de Reposição Hormonal é segura, garante estudo

Tratamento pode proteger as mulheres de doenças do coração, sem aumentar os riscos de câncer


TRH é apontado como um aliado das mulheres contra males como insuficiência e ataques cardíacos, coágulos de sangue, derrames, câncer e morte prematura
Foto: Guilherme Leporace
TRH é apontado como um aliado das mulheres contra males como insuficiência e ataques cardíacos, coágulos de sangue, derrames, câncer e morte prematura Guilherme Leporace
Depois de uma década de controvérsias sobre sua segurança, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) acaba de ser considerada uma aliada na redução de riscos ligados à saúde.
Segundo uma pesquisa dinamarquesa, a TRH é um tratamento seguro e pode proteger as mulheres de doenças do coração, sem aumentar os riscos de câncer — um dos maiores temores de quem faz a tratamento.
O estudo revelou que, as mulheres que começam a Terapia de Reposição Hormonal no início da menopausa podem diminuir as chances de insuficiência e ataques cardíacos, além de coágulos de sangue, derrames, câncer e morte prematura.
Para a pesquisa, cerca de 1.000 mulheres entre 45 e 58 anos foram recrutadas. A metade delas começou a fazer o tratamento logo no início da menopausa. O grupo de controle, porém, não recebeu nenhum tratamento.
Após 10 anos do início da pesquisa, foi constatado que o dobro de mulheres do grupo de controle tinha morrido ou sofrido de insuficiência ou ataque cardíaco, em comparação às participantes que receberam reposição hormonal. O número de participantes com câncer e AVC também foi maior entre as mulheres do grupo de controle.

Nenhum comentário: