10.12.2012

OS EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS PARA AS CRIANÇAS

Os exercícios mais indicados para as crianças

No Dia das Crianças, veja como é bom se exercitar desde cedo!

Às vésperas do Dia das Crianças, é preciso falar sobre um assunto que sempre preocupa muito os pais: a saúde dos pequenos. Já está mais do que provado que para ter qualidade de vida é preciso prevenir os problemas desde cedo. E uma ótima tática para isso é se exercitar. Veja quais são os exercícios mais indicados para a criançada!
Nos primeiros anos de vida
Natação, Ginástica Artística, Ballet, Judô, Bicicleta (com ou sem rodinhas), Atletismo e Tae Kwon Do;
De 5 a 10 anos
Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Tênis, Hóquei, Vela, Remo, Yoga;
A partir dos 11
Alongamento, Musculação, Jumping, Boxe, Hip Hop, Competições de esportes coletivos, como basquete e vôlei;
A partir dos 15 anos
Ginástica localizada, Running, Bicicleta indoor e Pilates.
 faixa_alimentacao.png

OS MELHORES ALIMENTOS PARA AS CRIANÇAS

Os melhores alimentos para as crianças
Nutricionista dá dicas para seu filho crescer saudável!

Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para a saúde em todas as fases da vida. No caso das crianças, uma boa alimentação é pré-requisito para o desenvolvimento e crescimento corretos.
“A alimentação tem como principal função fornecer ao corpo os nutrientes que garantam esse desenvolvimento. Para isso, todos os nutrientes são importantes, mas há alguns que são fundamentais” explica a nutricionista Martha Braga.
Numa dieta equilibrada, é importante oferecer alimentos variados e em proporções adequadas. Confira as dicas da especialista e descubra quais os alimentos que não podem faltar na alimentação infantil!

1 - O primeiro deles é o leite materno – Não há nada melhor para um bebê do que o leite da sua mãe. Ele tem os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança e a composição ideal para que o aparelho digestivo do bebê, que está em desenvolvimento, consiga digerir e absorver.
Recomenda-se o aleitamento exclusivo até o sexto mês e, a partir daí, vão sendo introduzidos os outros alimentos e o leite materno gradualmente passa a ser um complemento.
2 - Arroz, pão, macarrão (de preferência integrais), batata, inhame, aipim, milho. São fontes de carboidrato, que fornecerão a energia que a criançada gasta a valer todos os dias e que é também necessária para o crescimento.
3 - Carnes em geral: peixe, frango, (de preferência orgânico), carne vermelha ou ovo. Fontes de proteína - nutriente responsável pelo crescimento e pela formação da estrutura do organismo. É fonte também de ferro e mineral. Vale lembrar que, na falta de ferro, a criança fica mais apática e sem disposição para se movimentar e brincar.
4 - Óleos vegetais (azeite, soja, canola) – fonte de ácidos graxos essenciais. São complementos energéticos.
5 - Água – a criança perde água em todas as suas atividades. Por isso é importante que ela beba água frequentemente para repor as perdas. Pode-se repor a água também através de sucos e frutas, que são alimentos com alta proporção de água.
6 - Vegetais folhosos verdes escuros – Fonte de fibras, vitaminas e minerais, em especial o cálcio, nutriente fundamental para o crescimento e também para a saúde óssea.
7 - Leite e derivados, desde que não haja sinais de intolerância. São fontes de proteína e cálcio, mas há outros alimentos que são ótimas fontes desses nutrientes. Cálcio: Feijão, folhas verde escura, sardinha. Proteína: carnes em geral.
8 - Verduras, legumes e frutas – Fontes de vitaminas e minerais. Atuam no organismo regulando o seu funcionamento.

9 - Peixes como a sardinha e a merluza – são fontes de ômega 3, nutriente importante para o desenvolvimento cerebral.
10 - Leguminosas – os diferentes tipos de feijão, ervilha, lentilha e grão de bico – São fontes de fibra, proteína vegetal e cálcio. Junto com o arroz, formam uma proteína completa.

DORMIR MAIS CEDO PODE CONTROLAR A OBESIDADE INFANTIL

Dormir mais cedo pode controlar a obesidade infantil
Crianças e jovens que dormem muito tarde correm um risco maior de virarem pessoas obesas. Dormir cedo proporciona mais disposição e energia!

Ao longo dos últimos anos, a obesidade infantil tornou-se um problema grave em todo o mundo, inclusive no Brasil. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que nas últimas duas décadas, meninos com sobrepeso, na faixa etária entre 5 e 9 anos, passaram de 15% para 34,8%, e as meninas, de 11,9% para 32%. Mas, apesar dos números, um estudo realizado na Austrália, pode ajudar pais e mães a driblarem este problema grave.
A pesquisa revelou que dormir cedo é importante para as crianças e jovens ficarem em forma. Pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul acompanharam cerca de 2 mil jovens, entre 9 e 16 anos, por quatro dias. Os cientistas compararam o peso das crianças e a forma como elas passavam o tempo livre.
Durante o estudo, os entrevistados foram separados em dois grupos distintos. Um dormia cedo e o outro tarde. Segundo o estudo, quem dormia de madrugada tinha 1,5 mais chances de virarem obesos.  Já quem dormiu e acordou cedo tinha vantagem no controle do peso.
Segundo os cientistas, dormir tarde aumenta o risco de a criança ficar mais tempo parada na frente da televisão ou jogando videogame no computador. Ainda segundo o estudo, jovens que gostam de ir para a cama de madrugada moram em grandes cidades, têm menos irmãos e são de famílias economicamente desfavorecidas.

OBESIDADE INFANTIL PODE SER CAUSADA POR FATORES PSICOLÓGICOS

Obesidade infantil pode ser causada por fatores psicológicos
A obesidade tem se transformado em um dos maiores desafios para os médicos de todo o mundo. Ela pode ser causada por diversos fatores, dentre eles os problemas psicológicos. Saiba mais sobre este assunto.

A tentativa de compensar frustrações com o prazer de comer é comum em todas as faixas etárias. Como essa sensação dura um período curto e a criança não têm noção de limite, é provável que comece a ingerir um alimento logo após o outro para se esquecer de sentimentos ruins.

"Este quadro pode ser resultado de falta de afeto dos pais ou outros familiares, algum tipo de rejeição dos colegas da escola ou o fato da criança não se sentir emocionalmente preparada para lidar com o que lhe exigem", explica a psicóloga d Silvana Martani, da equipe de endocrinologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A mudança de cultura dos brasileiros está diretamente relacionada à obesidade infantil. Hoje, muitas crianças têm uma programação semanal cheia de atividades e pouco tempo de intervalo entre cada uma delas. A psicóloga lembra que vários jovens saem da escola e vão direto para o curso de inglês, de lá vão para o judô e assim por diante. "É possível que a criança se sinta pressionada por essa rotina atribulada, que pode gerar estresse, ansiedade ou angústia", descreve Silvana.

A rotina oposta também é nociva. Uma criança que passa a maior parte do seu dia na frente da televisão, vídeo game ou computador não desempenha atividades físicas, como um passeio de bicicleta ou caminhada. Além do sedentarismo, a criança pode ser tomada por um sentimento de solidão, já que não tem contato com colegas da mesma idade.

Em ambos os casos a criança sentirá falta do vínculo familiar, que pode gerar desequilíbrios psicológicos que causem a obesidade infantil. Esse fator é amplificado com o aumento do consumo de alimentos gordurosos e calóricos pelas crianças - influenciadas pelos hábitos dos pais. Os familiares muitas vezes utilizam esses alimentos, principalmente os doces, que simbolizam o afeto, como uma forma de compensar o pouco tempo que dispõem para ficar com a criança.

Para tratar este mal, os pais devem procurar um endocrinologista para verificar se existem aspectos físicos que justifiquem o desenvolvimento da doença. Caso estes aspectos sejam descartados ou haja dificuldade na diminuição de peso após o controle hormonal, é importante buscar o acompanhamento de um psicólogo, já que existem causas emocionais ligados a este quadro clínico. "No tratamento, serão dadas orientações à criança e aos pais", esclarece a especialista.

Nenhum comentário: