10.11.2012

Registro de medicamentos no Brasil

Anvisa: mais de 19 mil apresentações comerciais de medicamentos genéricos foram registradas desde 1999

Dados do IMS apontam que genéricos já representam 26,6% das vendas de medicamentos no país

Desde 1999, quando foi regulamentado, o mercado de medicamentos genéricos vem crescendo de maneira considerável. Segundo informações do IMS Health, já representam 26,6% do total das unidades de medicamentos vendidos no Brasil.

A tendência é crescer cada vez mais após expirar as patentes, que garante que o criador do medicamento mantenha sua exclusividade. Após expirar o prazo de proteção desta patente, o medicamento é comercializado pelo nome da substância ativa, sem marca comercial, reduzindo o valor em até 35%, uma vez que, não há mais custos de pesquisa.
Os genéricos possuem a mesma eficácia do medicamento original, tanto que são submetidos aos testes bioequivalência e biodisponibilidade. Dentro de todas as normas e exigências para comercialização, os genéricos ganharam força no mercado e especialistas avaliam que as patentes que serão expiradas nos próximos cinco anos, podem representar um mercado potencial de até U$ 2,5 bilhões.

Imagem: Thinkstock

Segundo dados da Anvisa, desde a regulamentação dos genéricos em 1999 até abril deste ano, foram registrados 19.327 apresentações comerciais, 391 substâncias ativas em 120 classes terapêuticas fabricadas por 101 laboratórios. Para o diretor executivo da Abradilan (Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais), Geraldo Monteiro, os genéricos conquistaram a confiança dos brasileiros. "A procura por esses medicamentos vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das farmácias e drogarias do país, e essa representatividade nos apontam grandes perspectivas de crescimento das vendas nos próximos anos", afirma.

Nenhum comentário: