10.10.2012

Nobel de Química 2012 vai para estudos sobre receptores de célula

Pesquisas de Robert Lefkowitz e Brian Kobilka foram fundamentais para o desenvolvimento de melhores medicamentos

EFE
Robert Lefkowitz, da Universidade de Duke, foi um dos vencedores do Nobel de Química 2012
O prêmio Nobel de Química 2012 foi para os americanos Robert Lefkowitz, da Universidade de Duke (EUA), e para Brian Kobilka, da Universidade de Stanford (EUA), que mapearam uma importante família de receptores que permitem que as células do corpo percebam e respondam a sinais externos. Os estudos dos dois pesquisadores tiveram como aplicação o desenvolvimento de medicamentos melhores, com menos efeitos colaterais.
Descobrir melhores formas de alcançar os receptores é uma área de extrema importância para as indústrias farmacêutica e de biotecnologia. Atualmente mais da metade dos medicamentos, como antiarrítmicos, antihistamínico e remédios psiquiátricos, agem nestes receptores.

Conheça a história do prêmio Nobel

Os trabalhos de Lefkowitz e Kobilka mostraram exatamente como funcionam estes receptores - conhecidos como receptor acoplado à proteína G - e como as células do corpo respondem a estímulos, como por exemplo uma injeção de adrenalina, por exemplo.

 
“Estou muito animado. Eu estava dormindo quando o telefone tocou, mas eu não atendi. Preciso compartilhar com vocês que uso tampões de ouvido. Minha esposa me deu uma cotovelada e eu peguei o telefone. Foi uma surpresa”, disse Lefkowitz, em entrevista coletiva, por telefone, minutos após o anúncio do prêmio.
EFE
Trabalho de Brian Kobilka (foto) e Robert Lefkowitz ajudaram a desenvolver medicamentos melhores
Sven Lidin, professor de química inorgânica na Universidade Lund e presidente do comitê, disse em entrevista coletiva que a descoberta foi fundamental no desenvolvimento de pesquisas médicas."Saber o que eles (os receptores) parecem e como eles funcionam vai nos fornecer as ferramentas para fazer remédios com menos efeitos colaterais", afirmou.

Semana de prêmios
Serge Haroche e David Wineland venceram ontem (10) o Nobel de Física 2012 pelos métodos por medir e manipular partículas quânticas individuais. Os estudos dos dois pesquisadores possibilitam a construção de relógios extremamente precisos e marcam o primeiro passo para computadores muito mais rápidos
Na segunda-feira (8) O Nobel de Medicina 2012 foi para o britânico John B. Gurdon, de 79 anos, e o japonês Shinya Yamanaka, de 50 anos, pela descoberta de que células adultas podem ser reprogramadas e se tornarem pluripotentes.
Amanhã (11), será anunciado o prêmio de Literatura e na Sexta-feira (12), o da Paz. O prêmio de economia, que não estava entre os prêmios originais, mas foi criado pelo banco central sueco em 1968, será anunciado em 15 de outubro.

Veja quem foram os outros vencedores deste ano:
Nobel de Física 2012 vai para estudos de controle de partículas quânticas
Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células

Nenhum comentário: